Nesta sexta-feira (3), o Porto de Navegantes, em Santa Catarina, recebeu a nova diretoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o CEO da Brasil Terminal Portuário (BTP), em Santos (SP), Ricardo Arten, e o CEO da MultiRio Terminais, do Rio de Janeiro, Luiz Henrique Carneiro, para uma visita técnica. O objetivo foi conhecer o canal de acesso do Complexo Portuário de Itajaí, discutir as características dos Terminais Portuários, bem como temas regulatórios.
Na ocasião, foram apresentados os últimos destaques de movimentação do Terminal, pelo presidente do Conselho Administrativo da Portonave, Patricio Junior, e diretores-superintendentes, Osmari de Castilho Ribas e Renê Duarte e Silva Junior. Entre eles, o marco de 2.847 contêineres movimentados nesta primeira semana de março, superando os 2.806 de dezembro passado. Entre janeiro e fevereiro de 2023, a movimentação fechou em 205.594 TEUs, tendo crescimento de 12,6% de TEUs se comparado ao mesmo período do ano anterior (182.511).
Em âmbito nacional, a Portonave segue líder em segundo lugar no ranking de terminais de contêineres, sendo 13% de market share. Em Santa Catarina, a fatia de mercado é de 60%, de acordo com Datamar.
Os novos diretores da Antaq Lima Filho, Alber Vasconcelos, Caio Farias, estavam juntos ao diretor geral Eduardo Nery e o superintendente de Regulação, Bruno Pinheiro. Também estiveram presentes na oportunidade, e o presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Almirante Murillo Barbosa, o gerente Regional da Antaq Florianópolis, Mauricio Medeiros de Souza, gerente Substituto Regional de Florianópolis, Lucas Sampaio Ataliba, e o Posto Avançado da ANTAQ em Itajaí, Thiago Eduardo de Menezes Pinheiro.
Fonte: Assessoria de Imprensa | Fotos / Divulgação / Créditos:
INFORMATIVO