Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Em crise, Porto de Itajaí não recebe ofertas para operação | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Em crise, Porto de Itajaí não recebe ofertas para operação

Nenhuma empresa se apresentou para operar o terminal, que enfrenta uma crise sem precedentes

1021 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

A licitação para um contrato temporário de arrendamento do Porto de Itajaí, que tinha abertura de propostas prevista para esta quarta-feira (21), terminou deserta. Nenhuma empresa se apresentou para operar o terminal, que enfrenta uma crise sem precedentes.

O edital previa um “contrato tampão”, por um período de seis meses, para ocupar o espaço deixado pela APM Terminals. A gigante do setor, que operou o Porto de Itajaí ao longo das últimas décadas, anunciou o encerramento das atividades no dia 30 de junho. Significa que, em nove dias, o terminal não terá operador fixo.

A Superintendência do Porto de Itajaí tinha a expectativa de apresentação de propostas nesta quarta, uma vez que todos os maiores operadores portuários que têm atividades no Brasil retiraram o edital ao longo das últimas semanas. Entre eles, empresas europeias, árabes e chinesas.

Apesar disso, em nota oficial a administração do Porto de Itajaí diz que esperava que a licitação fosse deserta devido ao curto prazo de validade do contrato. O superintendente Fábio Veiga reuniu-se no fim da tarde com o prefeito Volnei Morastoni (MDB). Após o encontro, o porto informou que solicitará um contrato tampão mais extenso ao governo federal.

A medida, no entanto, pode atrasar ainda mais o leilão do terminal, que está previsto para ter edital lançado pelo Ministério dos Portos no segundo semestre.

Tempestade perfeita

A licitação deserta agrava o cenário de “tempestade perfeita” que atinge o Porto de Itajaí desde janeiro, quando o terminal perdeu todas as linhas regulares de contêineres, que eram a principal carga movimentada em Itajaí. Desde então, nenhum contêiner foi carregado ou descarregado no porto, que já foi um dos mais movimentados do país.

Leilão atrasado
A crise em Itajaí é resultado do atraso do governo federal em agendar o leilão de concessão do porto. Já era sabido que no dia 31 de dezembro de 2022 encerraria o contrato de arrendamento da APM Terminals. A responsabilidade da União era executar o leilão a tempo de uma transição sem percalços, mas não foi o que ocorreu.

O Ministério da Infraestrutura, comandado na época por Tarcísio Gomes de Freitas, chegou a anunciar três datas previstas ara o lançamento do edital – mas o governo Bolsonaro terminou sem que a concorrência fosse lançada.

A proposta do governo federal era mudar o modelo de gestão do porto, concedendo, além da operação, também a autoridade portuária – a administração do porto. É um modelo pouco usual no mundo, o que prolongou o debate sobre o leilão de Itajaí.

Edital suspenso

Sem perspectiva de leilão, a prefeitura, que administra o terminal, tinha a opção de prorrogar provisoriamente o contrato com a APM Terminal. Mas, como não chegou a um acordo financeiro com a empresa, lançou um edital para um contrato-tampão.

A empresa que venceu o edital, a CTIL Logística, não tinha experiência na operação de contêineres – o que provocou uma nova crise. A concorrência acabou sendo suspensa pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que identificou problemas no edital. Meses depois, sócios da CTIL foram presos em uma operação contra o tráfico internacional marítimo de drogas.

Insegurança jurídica

Diante do impasse, o município voltou a discutir com a APM Terminals e fechou um contrato tampão de seis meses, prorrogáveis. No entanto, havia insegurança juridica. Só em dezembro o governo federal concordou em prorrogar o período de delegação da autoridade portuária ao município, por um período de dois anos. A esta altura, as linhas já haviam migrado para outros terminais, como Navegantes, Paranaguá e especialmente Itapoá. Sem contêineres, Itajaí passou a operar apenas carga geral, de menor valor agregado.

Prejuízo

A situação do Porto de Itajaí causa um duplo prejuízo. O primeiro deles é na arrecadação de impostos da cidade que é a segunda maior economia de SC. O segundo é a perda de rendimentos dos trabalhadores portuários, que atuam por escala. O montante das perdas ainda não foi calculado.

Fonte: nsctotal | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário