Foi aberta na tarde desta quarta-feira (13/03) a consulta pública para contribuições ao projeto do túnel Santos-Guarujá, em evento realizado no Ministério dos Portos e Aeroportos (Mpor), com as presenças do ministro Silvio Costa Filho; do ministro da Casa Civil, Rui Costa; do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas; do presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini; dos prefeitos de Santos, Rogério Santos; de Guarujá, Valter Sumam; de São Vicente, Kayo Amado; dos deputados federais Paulo Alexandre Barbosa e Rosana Valle; do presidente da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery; do senador Alexandre Luiz Giordano, entre tantas autoridades que prestigiaram a data histórica.
Anderson Pomini abriu os discursos mostrando a viabilidade do túnel, citando exemplos de obras simulares já concluídas ou em andamento no mundo e parabenizou o espírito público de todos os presentes que incentivaram o projeto. O deputado Paulo Alexandre Barbosa lembrou que a obra é de grande importância para os trabalhadores da Baixada, que cruzam o canal do Porto diariamente.
O governador Tarcísio Gomes de Freitas destacou que foram vencidos vários desafios para viabilizar esta obra de transformação: "O túnel vai sair, vai dar certo, vamos deixar um legado. Parabéns a todos que lutaram pelo túnel", afirmou.
O ministro Silvio Costa Filho destacou que o Governo Federal está investindo no Brasil em uma obra que deve gerar cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos. Silvio Costa Filho agradeceu o apoio do governador Tarcísio e deu detalhes importantes sobre os benefícios do túnel para o País.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, fez questão de lembrar que esta união em torno da obra do túnel mostra a importância dos valores de Estado; "São valores da nação, de um País, de uma sociedade que estão prevalecendo", afirmou o ministro, ressaltando que o Brasil retomou o diálogo e a possibilidade de todos serem protagonistas deste momento histórico.
Sobre a Autoridade Portuária de Santos
A Autoridade Portuária de Santos é uma empresa pública vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos. É responsável pelo planejamento logístico e pela administração da infraestrutura do Porto Organizado de Santos, o maior da América Latina, por onde passam aproximadamente 30% das trocas comerciais brasileiras. O complexo portuário está localizado a 70 quilômetros da Grande São Paulo e possui 55 terminais, sendo 41 arrendamentos, 8 retroportuários e 6 terminais de uso privado (TUPs), situados em duas margens, uma em Santos (direita) e outra em Guarujá (esquerda).
Fonte: APS Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação / Créditos: APS
O canal do Jornal Portuário chegou no WHATSAPP!
Entre agora mesmo!
INFORMATIVO