A partir deste mês de agosto, empresas de vários setores produtivos, das cinco regiões brasileiras, poderão ter acesso ainda mais facilitado ao mercado internacional sem precisar sair do país por meio do Programa Exporta Brasil. Promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a iniciativa será lançada oficialmente nos dias 17 e 18 de agosto, durante o V Congresso Moveleiro do Nordeste (Conemov), o principal evento do setor moveleiro na região.
Reuniões com compradores internacionais
Com o slogan “Rodando o país para as nossas empresas ganharem o mundo”, o Exporta Brasil buscará uma aproximação ativa com todas as regiões do país para potencializar as suas exportações. Por meio do Programa, empresas de diferentes setores produtivos poderão realizar reuniões com compradores internacionais, que virão ao país em busca de produtos ligados a setores específicos. Ao todo, serão congregados mais de 100 compradores estrangeiros e 300 empresas brasileiras em uma iniciativa inédita e de alcance nacional.
“Faremos uma grande ‘caravana’ pelo Brasil, passando por todas as regiões do país, contribuindo para fortalecer a cultura exportadora de vários setores produtivos. Em muitos casos, a rodada do Exporta Brasil será realizada junto de um evento setorial, somando esforços com entidades parceiras de longa data da Agência. É o Brasil de volta para si e para o mundo!”, comenta o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
A ApexBrasil está responsável por arregimentar os compradores internacionais, enquanto entidades setoriais parceiras da Agência deverão contribuir para a mobilização de empresas produtoras. Para potencializar suas agendas, as indústrias brasileiras participantes poderão, também, se reunir com comerciais exportadoras e/ou tradings especializadas no referido setor. Ainda, terão a oportunidade de realizar visitas técnicas para entender melhor como funciona o processo produtivo nacional.
As 13 rodadas programadas
Até o final do ano, estão previstas 13 rodadas do Exporta Brasil, em diferentes estados e setores. Confira abaixo a programação mensal:
- Agosto: móveis (Paraíba); rochas ornamentais (Espírito Santo); café (Rondônia).
- Setembro: mel (São Paulo); pescados (Paraná); artesanato (Ceará).
- Outubro: cerveja (Rio de Janeiro); cosméticos (Goiás).
- Novembro: café (Minas Gerais); economia criativa (Distrito Federal); calçados (Rio Grande do Sul); alimentos e bebidas (Acre).
- Dezembro: frutas (Pernambuco).
SERVIÇO
Programa Exporta Brasil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
13 rodadas entre agosto e dezembro de 2023 Mais informações: imprensa@apexbrasil.com.br www.apexbrasil.com.br
*Com informações da ApexBrasil
Fonte: Comex do Brasil | Fotos / Divulgação / Créditos:
INFORMATIVO