Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Gigante Maersk fará uma mudança inédita na indústria naval | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Gigante Maersk fará uma mudança inédita na indústria naval

Com primeiro navio porta-contêineres que utiliza motor de bicombustível

258 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

A iniciativa da Maersk de utilizar o combustível metanol faz parte da estratégia de descarbonização da indústria de navios
A A.P. Moller – Maersk, uma das maiores empresas de transporte marítimo do mundo, está planejando converter um de seus navios para se tornar a primeira embarcação da indústria naval a operar com metanol verde como combustível. Essa iniciativa faz parte da estratégia da empresa de descarbonização da logística e de alcançar emissões líquidas zero nos navios até 2040. O retrofit do motor para bicombustível, capaz de utilizar metanol, está programado para ocorrer em meados de 2024, com o objetivo de demonstrar a viabilidade da modernização de embarcações existentes em vez de construir novos navios.

Maersk faz parceria para a conversão do motor de seu navio, que será movido a biocombustível
A Maersk firmou um acordo com a MAN Energy Solutions (MAN ES) para realizar a conversão do motor da embarcação. A MAN ES é especializada em sistemas de propulsão marítima e trará sua expertise para adaptar o motor do navio para funcionar com o biocombustível metanol verde. Essa colaboração permitirá que a Maersk demonstre como a modernização de embarcações com motores bicombustíveis é possível e contribua para a transição para fontes de energia mais sustentáveis.

Além do retrofit do motor para metanol verde, a Maersk estabeleceu metas ambiciosas para garantir a descarbonização de suas operações. A empresa busca alcançar emissões líquidas zero até 2040 e estabeleceu metas tangíveis para 2030. Isso inclui uma redução de 50% nas e,missões do navio por contêiner transportado em comparação com 2020 e o transporte de 25% do volume de contêineres com combustíveis verdes até 2030. Essas metas estão alinhadas com o Acordo de Paris e a iniciativa Science Based Targets (SBTi).

Desafios para a implementação do combustível verde nos navios e o compromisso da Maersk com a sustentabilidade
A conversão de um motor para funcionar com metanol verde é um processo complexo que requer substituição de peças e a instalação de novos tanques de combustível, sala de preparação de combustível e sistema de abastecimento. Atualmente, a Maersk está conduzindo um processo detalhado de engenharia e está em discussões com estaleiros em potencial para garantir a implementação efetiva do retrofit do motor. A previsão é que o retrofit seja concluído em meados de 2024.

A Maersk opera uma frota de mais de 700 embarcações, das quais cerca de 300 são de propriedade da empresa. Ao liderar a conversão de navios para funcionar com o biocombustível, a Maersk demonstra seu compromisso em reduzir as emissões de gases de efeito estufa e impulsionar a transição para uma indústria naval mais sustentável. Essa iniciativa pioneira pode abrir caminho para futuros retrofit de motores em toda a indústria, acelerando a adoção de combustíveis verdes e contribuindo para um futuro mais limpo e resiliente.

Conclusão sobre o projeto de descarbonização dos navios

A A.P. Moller – Maersk está na vanguarda da descarbonização da indústria naval ao planejar a conversão de um navio para operar com biocombustível. A parceria com a MAN Energy Solutions e as metas ambiciosas estabelecidas pela empresa demonstram seu compromisso em liderar a transição para uma indústria de transporte marítimo mais sustentável. 

A modernização de embarcações existentes através de retrofits de motores é uma alternativa viável à construção de novos navios e contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa. A Maersk está mostrando o caminho para uma navegação mais limpa e eficiente, impulsionando a transformação da indústria naval em direção a um futuro mais sustentável.

Fonte: Cliiping | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário