Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Governo inicia estudos para concessão do terminal portuário em Porto Murtinho | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Governo inicia estudos para concessão do terminal portuário em Porto Murtinho

Projeto busca diversificar modal logístico, atrair investimentos...

314 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Na última terça-feira (21), teve início mais uma etapa para o futuro do transporte de cargas na região de Porto Murtinho, a 431 quilômetros de Campo Grande, com o início dos estudos para a concessão do Terminal Portuário. Em uma reunião virtual com o consórcio Tauil e Chequer e Bureau de Engenharia, a equipe técnica do EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas) do Governo do Estado deu os primeiros passos para viabilizar o empreendimento que promete transformar a logística hidroviária na região.

O projeto visa a concessão de um TUP (Terminal Portuário de Uso Privado), direcionado para instalação, adequação de capacidade, reabilitação, operação, manutenção e conservação em Porto Murtinho. O funcionamento do terminal está condicionado à obtenção de licença de operação pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) para efetuar a navegação no Rio Paraguai, uma vez que a regulação é de competência federal.

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

Os resultados dos estudos, a cargo do consórcio Tauil e Chequer e Bureau de Engenharia, deverão ser entregues no prazo de 90 dias para análise, revisão e aprovação da equipe técnica do Estado. Após essa fase, terá início o processo licitatório, incluindo fases de interação com a sociedade civil, como consultas e audiências públicas.

 

"A concessão irá valorizar o ativo estatal e potencializar o transporte de cargas na região. Diversificar o modal logístico estadual, ampliar a infraestrutura hidroviária, atrair mais investimentos privados e projetar o Estado nacionalmente", avaliou a secretária especial do EPE, Eliane Detoni.

A região de Porto Murtinho se destaca pela sua localização privilegiada ao longo da hidrovia Paraguai-Paraná, um dos trechos mais extensos e importantes da navegação interior internacional. Com 3.442 km navegáveis, sendo 1.720 km em terras brasileiras, a hidrovia atravessa cinco países: Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Mato Grosso do Sul está consolidado no setor sucroenergético, composto por 19 usinas em operação. Além dos biocombustíveis, o Estado tem um elevado transporte de soja e outras cargas diversificadas, como fertilizantes líquidos, grãos, derivados de milho, açúcar e contêineres.

Apesar do potencial, antes da pandemia, o Brasil utilizava apenas 10% da capacidade de transporte da hidrovia Paraguai-Paraná. Um estudo da UFPR (Universidade Federal do Paraná) revelou que otimizar a utilização da hidrovia pode gerar uma redução de 25% nos custos logísticos por rodovias.

O transporte de cargas pela Hidrovia Paraguai-Paraná apresenta um crescimento, com 5,2 milhões de toneladas de mercadorias escoadas, representando um aumento de 60,88%. No segundo trimestre de 2023, foram transportadas 2,8 milhões de toneladas, um avanço de 51,10% em relação a 2022. Esses números refletem o crescimento dos volumes de soja transportados pela hidrovia, segundo boletim da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em setembro de 2023.

 

Fonte: Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação / Créditos: Hidrovia em Porto Murtinho que poderá ser privatizada após os estudos (Foto: Divulgação/Governo MS)

 

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está na Play Store.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário