Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Ibama dá sinal verde para o Porto Central e obras vão começar | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Ibama dá sinal verde para o Porto Central e obras vão começar

Perspectica de como ficará o Porto Central quando estiver 100% consolidado

543 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

O presidente do Ibama, Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça, assinou, nesta quinta-feira (11), a licença de instalação do Porto Central, complexo portuário e industrial de grande porte que será construído em Presidente Kennedy, Sul do Espírito Santo. A informação foi dada pelo próprio Rodrigo Agostinho ao secretário estadual de Meio Ambiente, Felipe Rigoni. Eles participaram, nesta quinta, de uma reunião, em Belo Horizonte, do Comitê Interestadual do Desastre do Rio do Doce.

"Sob o ponto de vista ambiental não há mais qualquer amarra que impeça o início das obras do Porto Central. A licença de instalação já está assinada e deve ser publicada nesta sexta-feira (12) no Diário Oficial da União. É uma grande notícia para a economia do Espírito Santo", assinalou o secretário.


| 👉🏽 Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp do Jornal Portuário e receba em primeira mão as principais notícias do setor portuário.

Com o licenciamento nas mãos, os empreendedores pretendem iniciar as obras o quanto antes. A expectativa é de que a supressão da vegetação comece nas próximas semanas. O movimento de obra será iniciado logo na sequência, quando o terreno estiver liberado. As negociações sobre a vinda de empreendimentos para dentro do complexo estão andando. No final de abril, por exemplo, Porto Central e a Companhia Energética Integrada (CEI) assinaram um memorando de entendimentos para a construção de plantas de energia fotovoltaica e de produção de hidrogênio verde. A meta é que as unidades, nesta primeira fase, estejam funcionando em 2026, com investimento previsto de R$ 100 milhões.

A primeira fase do Porto Central será completamente voltada para o setor de energia. A TPK Logística, controladora do complexo, enxerga uma grande oportunidade na expansão da produção de óleo e gás no país, fundamentalmente no pré-sal (que vai do Sul do Estado até o litoral de São Paulo). Haverá muita demanda por prestação de serviço de suprimento, estocagem e movimentação de óleo e gás. Na outra ponta aparece a geração de energia renovável (solar e eólica) e o hidrogênio verde (produção e distribuição).

A construção da EF-118, ferrovia que ligará Vitória ao Rio de Janeiro, abrirá o leque de conexões do porto e as possibilidades de novas cargas (e negócios). Como ainda não está claro quando isso se dará, o foco está no setor de energia, que está se desenvolvendo no mar. O complexo ficará em uma área de quase 2 mil hectares (20 milhões de m²). Quando estiver 100% consolidado, serão 10 quilômetros de berços e píeres que receberão todo o tipo de carga (contêineres, carga geral, minerais e produtos do agro). A profundidade máxima será de 25 metros, podendo receber navios com até 400 mil toneladas de capacidade, os maiores do mundo.

Em julho de 2016, o Ibama concedeu uma licença de instalação para o Porto Central. Mas o projeto acabou sendo alterado e um novo licenciamento precisou ser feito. De lá para cá, muitos acontecimentos impactaram o andamento dos trabalhos, entre eles a crise econômica brasileira e a pandemia. Agora, o projeto é considerado maduro e há, entre os empreendedores, a plena confiança de que irá decolar. 

Fonte: A Gazeta | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário