Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Indústria já tem mais de 100 encomendas de navios a metanol verde | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Indústria já tem mais de 100 encomendas de navios a metanol verde

25 são da transportadora dinamarquesa Maersk

405 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

A transportadora dinamarquesa Maersk anunciou esta semana a encomenda de seis navios porta-contêineres de médio porte – todos com motores bicombustíveis capazes de operar com metanol verde.

Ao todo, a companhia agora tem 25 embarcações habilitadas para metanol encomendadas. Pioneira nessa demanda, a Maersk fez o primeiro pedido em 2021, e se comprometeu a só adquirir novos navios que possam navegar com combustíveis descarbonizados.

Segundo a companhia, o movimento ganhou novos adeptos desde então, e dois anos depois a carteira global de pedidos está em mais de 100 navios habilitados para metanol.

As seis novas embarcações que passarão a integrar a frota entre 2026 e 2027 serão construídas pelo Yangzijiang Shipbuilding Group, e terão 9.000 TEUs de capacidade.

O TEU é um contêiner padrão com 6,1 metros de comprimento.

“Isso permitirá que essas embarcações preencham muitas funções em nossa rede atual e futura, oferecendo assim a flexibilidade que nossos clientes exigem. Uma vez implantados, eles substituirão a capacidade já existente em nossa frota”, conta Rabab Boulos, diretor de Infraestrutura da Maersk.

Nos próximos meses, o primeiro navio habilitado para metanol – aquele encomendado em 2021 – será entregue à Maersk.

A viagem inaugural do alimentador de 2.100 TEUs está prevista para setembro de 2023, partindo da Coréia do Sul em direção a Copenhague, na Dinamarca. Será o primeiro do mundo a navegar com o combustível derivado de hidrogênio verde.

A dinamarquesa estima que as 25 novas embarcações reduzirão suas emissões anuais de gases de efeito estufa (GEE) em cerca de 450 mil toneladas de CO2e por ano com base no ciclo de vida do combustível ao operar com metanol verde.

Diferentes alternativas
Vale dizer, todas elas terão motores bicombustíveis, o que permite operar tanto com metanol verde, quanto com óleo combustível fóssil.

Ter a possibilidade de abastecer com diferentes alternativas é importante enquanto as soluções de baixo carbono ainda não estão disponíveis em escala comercial.

Não à toa, as traders também estão se movimentando para estabelecer corredores de abastecimento verdes e fomentar a produção de diferentes tipos de combustíveis.

Na semana passada, a Yara Clean Ammonia e a Bunker Holding assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para acelerar os planos de abastecimento com amônia como combustível marítimo.

A colaboração se concentrará na exploração de oportunidades para fornecer amônia de baixo carbono ao longo das principais rotas comerciais e portos em várias regiões geográficas.

“A partir de 2026, espera-se que as empresas de navegação expandam o uso desse combustível sustentável para reduzir as emissões de CO2 em até 100% em todo o ciclo de vida”, diz a Yara em nota.

Retrofit verde
Também esta semana, o grupo de tecnologia Wärtsilä foi contratado pela operadora de balsas sueca Stena Line para converter algumas de suas embarcações para operar com metanol.

As conversões incluirão o sistema de abastecimento de combustível e modificações no motor, e permitirão às balsas entrar em conformidade com regulamentos como o Indicador de Intensidade de Carbono (CII), FuelEU Maritime e a meta de redução de GEE da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês).

Responsável por 90% de todo o comércio global, o transporte marítimo responde por cerca de 3% das emissões de GEE. O compromisso da IMO é cortar esse volume pela metade até 2050.

As conversões estão programadas para ocorrer em 2025. Para a Stena Line, o metanol verde é o combustível viável para a transição do transporte marítimo.

“À medida que continuamos a implementar nossa estratégia de descarbonizar todas as nossas operações, vemos o metanol como um combustível alternativo viável que nos ajudará a alcançar essa ambição. Há oito anos, convertemos a Stena Germanica para operar com metanol, e nossa experiência com essa inovação tem sido muito positiva”, afirma Ian Hampton da Stena Line.
 

Fonte: epbr | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário