Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Interrupções marítimas no Canal de Suez e Mar Vermelho devem impactar 10% do comercio mundial | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Interrupções marítimas no Canal de Suez e Mar Vermelho devem impactar 10% do comercio mundial

Ao menos 9% de toda a carga brasileira de contêineres passa pelo canal de Suez

439 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Com a interrupção nas rotas marítimas que passam pelo Mar Vermelho e Canal de Suez, devido aos ataques a navios porta-contêineres, um efeito cascata no comércio global é esperado e preocupa o setor, já que cerca de 10% do comércio mundial passam pelo Mar Vermelho. Isto inclui possíveis atrasos na movimentação de cargas em diferentes regiões, maior pressão sobre rotas alternativas de transporte e aumento da demanda por serviços de transporte em áreas não afetadas.

De acordo com uma análise feita pela empresa de logística MTM Logix, a implementação de fatores de ajuste de bunker (BAF), aumento geral nas tarifas de transporte e algumas sobretaxas de guerra devem ser vistas nos próximos dias. Afetarão não apenas os serviços redirecionados, mas potencialmente todos os serviços devido à natureza interconectada das redes globais de transporte marítimo. Isto provavelmente impactará todo o setor, independentemente das taxas contratuais ou spot de cada empresa.

O Brasil, deverá ser diretamente impactado já que ao menos 9% de toda a carga brasileira de contêineres passa pelo canal de Suez, de acordo com um levantamento da Datamar. Isto representa, por dia, um volume médio de mais de 1,4 mil TEUs.

“Os ataques aos navios porta-contêineres, pelos houthis, levantaram preocupações extremas sobre o fluxo de petróleo, alimentos, grãos e bens de consumo por essa importante artéria do comércio global. Para o Brasil, por exemplo, um segmento que pode ser bastante afetado são as exportações de carne para os países do Oriente Médio, já que em torno de 21% desta categoria passa pelo Canal de Suez”, afirma Mario Veraldo, CEO da MTM Logix.

Os navios também devem ser redirecionados ao redor da África, o que aumentará o tempo de trânsito das rotas Ásia-Europa e de todas as rotas que se conectam ao Mediterrâneo, e resultará em tempos de espera mais longos para atracação, descarregamento e processamento de carga. Mesmo as regiões que não estão diretamente ligadas ao trânsito do Mar Vermelho ou do Canal de Suez podem sofrer atrasos e imprevisibilidade nas programações de transporte. O tempo adicional ao redor do Cabo da Boa Esperança, por exemplo, levará de 12 a 20 dias dependendo da velocidade do navio e do possível congestionamento do porto.

 

Fonte: Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação / Créditos:

 

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está na Play Store.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário