Com a interrupção nas rotas marítimas que passam pelo Mar Vermelho e Canal de Suez, devido aos ataques a navios porta-contêineres, um efeito cascata no comércio global é esperado e preocupa o setor, já que cerca de 10% do comércio mundial passam pelo Mar Vermelho. Isto inclui possíveis atrasos na movimentação de cargas em diferentes regiões, maior pressão sobre rotas alternativas de transporte e aumento da demanda por serviços de transporte em áreas não afetadas.
De acordo com uma análise feita pela empresa de logística MTM Logix, a implementação de fatores de ajuste de bunker (BAF), aumento geral nas tarifas de transporte e algumas sobretaxas de guerra devem ser vistas nos próximos dias. Afetarão não apenas os serviços redirecionados, mas potencialmente todos os serviços devido à natureza interconectada das redes globais de transporte marítimo. Isto provavelmente impactará todo o setor, independentemente das taxas contratuais ou spot de cada empresa.
O Brasil, deverá ser diretamente impactado já que ao menos 9% de toda a carga brasileira de contêineres passa pelo canal de Suez, de acordo com um levantamento da Datamar. Isto representa, por dia, um volume médio de mais de 1,4 mil TEUs.
“Os ataques aos navios porta-contêineres, pelos houthis, levantaram preocupações extremas sobre o fluxo de petróleo, alimentos, grãos e bens de consumo por essa importante artéria do comércio global. Para o Brasil, por exemplo, um segmento que pode ser bastante afetado são as exportações de carne para os países do Oriente Médio, já que em torno de 21% desta categoria passa pelo Canal de Suez”, afirma Mario Veraldo, CEO da MTM Logix.
Os navios também devem ser redirecionados ao redor da África, o que aumentará o tempo de trânsito das rotas Ásia-Europa e de todas as rotas que se conectam ao Mediterrâneo, e resultará em tempos de espera mais longos para atracação, descarregamento e processamento de carga. Mesmo as regiões que não estão diretamente ligadas ao trânsito do Mar Vermelho ou do Canal de Suez podem sofrer atrasos e imprevisibilidade nas programações de transporte. O tempo adicional ao redor do Cabo da Boa Esperança, por exemplo, levará de 12 a 20 dias dependendo da velocidade do navio e do possível congestionamento do porto.
Fonte: Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação / Créditos:
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