A Localfrio, uma das maiores empresas de logística integrada do país, prevê investimentos de aproximadamente R$ 25 milhões neste ano, destinados especialmente para tecnologia da informação. O montante total planejado representará o maior aporte da história da companhia, resultado de um novo direcionamento estratégico que visa à verticalização da oferta de soluções eficientes e integradas por meio da tecnologia, melhorando cada vez mais a experiência e a satisfação dos clientes.
Para concretizar esse objetivo, a empresa fará investimentos para aquisições de novos sistemas, padronização de processos e modernização do parque tecnológico, com foco cada vez maior na transformação digital.
"É um movimento necessário e que deve colocar de vez a Localfrio no centro da inovação. Estamos buscando as melhores e mais modernas tecnologias para deixarmos nossas operações mais ágeis e eficientes, nos colocando em um novo patamar. Clientes, colaboradores e demais stakeholders já estão percebendo algumas mudanças que estamos realizando nesse sentido e, em breve, apresentaremos outros avanços. Como um dos principais players e integradores da cadeia logística, cabe a nós liderarmos essas transformações", explica Rodrigo Casado, CEO e presidente da Localfrio.
📲🎙️🎧 Acompanhe e ouça o podcast Comex Flow
"Esses novos investimentos permitirão que a Localfrio cresça de forma mais acelerada e de maneira sustentável. Será um movimento que nos permitirá integrar, por meio de sistemas com alta tecnologia embarcada, fornecedores, operação e clientes, conectando todos os elos da cadeia de supply-chain, de ponta a ponta" conta Maicon Victorino, head de TI da Localfrio.
Neste ano a operação de Itajaí já foi contemplada com a atualização do sistema TOS e WMS. Isto possibilitará o acompanhamento das atividades em tempo real, integração com outros sistemas para facilitar o trânsito das informações, automatização de procedimentos e um novo portal de atendimento aos clientes para acompanhamento de solicitações e serviços. A modernização dos sistemas TOS e WMS está prevista para ocorrer também nas demais unidades da companhia até o final deste ano.
"Esse projeto manteve o foco em três pontos chave, que consideramos primordiais dentro da transformação digital da empresa: facilitar a operação para os colaboradores, automatização de tarefas proporcionadas pela integração dos sistemas e aperfeiçoar ao máximo a experiência do cliente", comenta Maicon Victorino.
Diversas frentes de trabalhos já estão sendo impactadas pela transformação digital com a utilização de diferentes recursos tecnológicos. As operações de São Paulo, por exemplo, já utilizam IOT (Internet of Things ou Internet das Coisas) nos processos de monitoramento de temperatura dos armazéns refrigerados.
Esse novo sistema aumenta a segurança e a precisão do controle térmico de produtos armazenados em baixas temperaturas, trazendo mais conforto e tranquilidade às empresas que necessitam do armazenamento de cargas em ambientes refrigerados.
"A implementação foi realizada com sucesso na unidade do Guarujá e agora será instalado na unidade Anhanguera", revela Maicon Victorino.
A Localfrio é a única empresa do setor com terminais alfandegados localizados nos principais hubs marítimos de comércio exterior no país (Santos, Suape e Itajaí). A companhia se destaca ainda por ser dona do único terminal alfandegado frigorificado do Porto de Santos. É um dos maiores operadores logísticos de produtos químicos do país e, no porto de Suape, detém a liderança de cargas de projeto para grandes parques eólicos do Norte e Nordeste.
Fonte: Assessoria de Imprensa | Fotos / Divulgação / Créditos:
INFORMATIVO