O Parque Valongo, maior projeto de revitalização portuária do Brasil, receberá investimentos de até R$ 30 milhões para incluir o trecho dos armazéns 1 ao 3, formando um complexo que já conta com os armazéns 4,5,6 e 7. Termo de Responsabilidade nesse sentido foi assinado na sexta-feira (18), na solenidade de lançamento da Frente Parlamentar da Ligação Seca Santos-Guarujá, iniciativa do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, no Hotel Casa Grande, em Guarujá.
Assinaram o compromisso o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini; o deputado federal Paulo Alexandre; o prefeito de Santos, Rogério Santos; entre outras autoridades presentes, incluindo o anfitrião do evento, o prefeito de Guarujá, Válter Suman.
O parlamentar agradeceu todas as ações do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, em prol da relação Porto-Cidades, bem como ao presidente da APS, Anderson Pomini. "Em pouco tempo o ministro destravou projetos sonhados há muito tempo", disse Paulo Alexandre, que afirmou que a construção do túnel foi incluída no Novo PAC e que também terá o apoio do Governo do Estado: "Então, agora é fazer acontecer esta obra inédita e importante para a região, para o Porto e para o Brasil".
O prefeito de Santos, Rogério Santos, agradeceu o apoio da APS e enalteceu a união de esforços para obras e ações que vão revitalizar Centro de Santos, incrementar o turismo e gerar empregos. O prefeito de Guarujá, Válter Suman, parabenizou o que chamou de "verdadeiro espírito metropolitano", entre as autoridades, animado com os benefícios que o túnel trará para a sua Cidade.
O presidente da APS, Anderson Pomini, lembrou da importância das pessoas conhecerem o Porto de Santos. Na sequência fez uma completa apresentação sobre o túnel Santos-Guarujá, divulgando o cronograma das ações e da obra, os recursos federais disponíveis, bem como os benefícios sociais, logísticos, ambientais e de segurança para a população regional e ao Porto.
Representantes da BTP e do Grupo EcoRodovias, do Ecoporto, se declararam orgulhosos em participar do projeto do Parque Valongo e lembraram que a iniciativa será desfrutada pela população regional, incluindo filhos, netos e bisnetos dos que visitam a Baixada Santista e o Porto. A expectativa é que o primeiro trecho, dos armazéns 4 ao 6, com apoio do terminal da empresa Cofco International, seja entregue ainda no primeiro semestre de 2024.
Fonte: Press release | Fotos / Divulgação / Créditos:
INFORMATIVO