A mineradora Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, é o destino de mais de uma centena de veículos pesados movidos a bateria, que foram descarregados recentemente no Porto de São Francisco do Sul. São caminhões, escavadeiras e empilhadeiras elétricas, cujo custo total chega a US$ 20 milhões, equivalente a R$ 100 milhões. Os 143 veículos são da marca chinesa XCMG, referência mundial entre os fabricantes de maquinário de grande porte.
A moderna tecnologia permite que os equipamentos, que possuem baterias de lítio, possam operar o dia inteiro, sem necessidade de parar para recarregar. Essas baterias medem 2 metros de altura e 2,4 metros de largura e ficam atrás da cabine do veículo.
Os veículos da classe zero emissões e que vão atuar nas minas de minério de ferro, níquel e cobre, custam em média US$ 135 mil, ou R$ 675 mil, e foram trazidos em um único navio chinês.
“Os portos são estratégicos na nossa economia e por isso criamos a Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias. Santa Catarina é o único estado do Brasil com cinco portos competitivos, que podem exportar para qualquer lugar do mundo e importar produtos para as regiões Sul, Sudeste de forma muito mais ágil que nossos concorrentes”, explicou o governador Jorginho Mello.
“Por ser multimodal, o Porto de São Francisco do Sul tem capacidade para movimentar equipamentos de alta tecnologia, oferecendo segurança e agilidade no transporte destas cargas mais frágeis”, afirma o presidente do Porto, Cleverton Vieira.
“Seguindo orientação do governador Jorginho Mello, estamos transformando o Porto, junto com os operadores portuários, oferecendo condições de ser uma alternativa viável para todo tipo de carga, além das que já são tradicionalmente movimentadas em São Francisco, como aço, grãos e madeiras”, acrescenta Vieira.
Fonte: Clipping | Fotos / Divulgação / Créditos:
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