Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Porto do Itaqui realiza 1º teste de atracação de navios a contrabordo para operação de combustíveis | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Porto do Itaqui realiza 1º teste de atracação de navios a contrabordo para operação de combustíveis

Operação acontece no berço 106 do porto público maranhense

267 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

O Porto do Itaqui, por meio da Transpetro, realiza nesta quinta-feira (12), o primeiro teste de atracação de navios a contrabordo para operação de combustíveis no Maranhão. Na ocasião, a Transpetro e a Petrobras irão realizar a simulação de uma manobra entre navios atracados a contrabordo, também conhecido como Ship to Ship (STS).

Essa operação será realizada entre os navios Flagship Violet, vindo dos EUA, e Nave Atria, vindo de Belém (PA), no berço 106 do porto público maranhense. O teste visa demonstrar a segurança da manobra para as autoridades envolvidas no processo de autorização.

Com a liberação, será possível realizar o transbordo de combustíveis entre navios ocupando apenas um dos berços do Porto do Itaqui, flexibilizando a fila de atracação. Assim, o porto ganha em eficiência e agilidade, além de redução de custos para as operações da Petrobras.

Dados importantes

O Porto do Itaqui é um dos mais importantes pontos de recebimento e distribuição de derivados de petróleo do Brasil, recebendo diesel, gasolina, querosene de aviação (QAV), gás de cozinha (gás liquefeito de petróleo) e combustível marítimo (MGO) de outros países e também de outros estados do país.

Esse combustível chega por navios e uma parte é descarregada até as distribuidoras para abastecerem, por ferrovias e rodovias, os postos de gasolina dos estados do MA, PI, TO, GO, MT e PA. Outra parte é transferida de um navio para outro menor que leva esses combustíveis para outros portos do litoral brasileiro, como Fortaleza, Belém e Itacoatiara.


👉🏽 Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Como funciona o Ship To Ship (STS)

Atualmente, uma transferência entre navios é feita ocupando dois berços do porto, o que contribui para a formação de fila de navios esperando para atracar. Com o STS, um navio irá atracar ao lado de outro navio para fazer esta transferência, ocupando apenas um berço e, assim, abrindo espaço para outros navios atracarem, diminuindo a fila de navios, aumentando a eficiência e a capacidade do porto operar um volume ainda maior de combustíveis.

Fonte: | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Whatspp inativo