Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Porto do Itaqui se prepara para ter um Plano de Descarbonização | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Porto do Itaqui se prepara para ter um Plano de Descarbonização

E se tornar um Smart port, anuncia Ema

245 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

O Porto do Itaqui, um dos mais importantes do Brasil, se prepara para ser um smart port. Por ter um papel tão importante para a economia do estado, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), que o gerencia, tem investido cada vez mais em estratégias para a descarbonização das atividades portuárias. 
Inclusive esse foi o tema que a gerente de Meio Ambiente da EMAP, Luane Lemos, explanou durante sua palestra no Seminário “Descarbonização na Indústria e o Mercado de Crédito de Carbono”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

Uma das novidades contadas por ela foi a parceria com a Fundação Porto de Valência, que tem por objetivo elaborar o Plano de Descarbonização do porto público do Maranhão. A instituição é referência global em programas de descarbonização e o Porto de Valência foi um dos primeiros no mundo a estabelecer a meta zero para emissão de gases de efeito estufa até 2030.

“As mudanças causadas por gases de efeito estufa têm trazido impactos profundos na sociedade. No caso marítimo não é diferente. Os riscos climáticos e a suscetibilidade que estamos expostos trazem problemas em termos de estrutura e de cadeia produtiva”, ressaltou Luane Lemos.


👉🏽 Receba notícias portuárias da sua região direto no WhatsApp

O Brasil tem se preocupado desde 2008 com essa situação. Por isso estabeleceu o Plano Nacional sobre Mudanças do Clima, que se desdobrou em algumas políticas, inclusive uma política setorial. Em 2016 se transformou num plano de adaptação que inclui onze setores. Entre eles o de transporte. O setor marítimo, por exemplo, é responsável por quase 30% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no mundo, segundo a Organização Marítima Internacional (OMI), que é uma agência especializada da ONU.


A situação climática, como vendavais e ciclones tropicais, já são uma realidade recorrente no Brasil e tem provocado prejuízos no funcionamento dos portos que muitas vezes precisam paralisar suas operações. Isso tem um impacto no mercado, já que produtos como combustíveis não chegam ao seu destino, além dos impactos sociais sobre as comunidades  e funcionários. AAgência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAC) criou um diagnóstico sobre as vulnerabilidades dos portos do  Brasil. Em relação a tempestades o Porto do Itaqui está em 19º posição. Atualmente esse fator é o principal responsável pelas paralizações das atividades, já que a movimentação de grãos e minérios, assim como de outras cargas, não podem ser molhadas. Em relação a vendavais, o Porto do Itaqui está na 17ª posição, já iniciando um grau de risco.

Isso se deve porque dentro dos critérios da mudança climática, a incidência de vendavais é mais frequente ou grave no Porto do Itaqui. Já quando falamos no aumento do nível do mar, o Itaqui se encontra na 16ª posição, em razão de São Luís ter uma variação grande de maré.

Descarbonização – A EMAP conta com um planejamento estratégico para descarbonização com quatro pilares: adoção demetas e estratégias para redução de emissões; smart ports (inovação e tecnologias de controle inteligente); boas práticas com programas, agendas e intercâmbios, além de novas fontes e combustíveis (substituição da matriz energética). “Dentro dessa lógica de chegar a ser um smart port precisamos desenvolver programas e projetos especificamente alinhados para este objetivo. Temos um programa de controle e adaptação às mudanças climáticas que cria iniciativas,  projetos e ações visando a avaliação da vulnerabilidade do porto em relação aos sistemas naturais”, afirmou a gestora.

Segundo a gerente da EMAP, é importante também ter atenção sobre os produtos que passam pelo porto. A empresa está fazendo uma transição para energias limpas como o hidrogênio verde e a matriz energética para eólica. “O navio que atraca no porto e que comprova por meio de certificados que emite menos gases de efeito estufa recebe desconto nas taxas de atracação. Também são premiados anualmente os operadores e arrendatários que demonstram uma preocupação ou um desempenho ambiental maior”, contou Luane. A EMAP também investe em bolsas de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como em pós-graduações que envolvam o tema. Em 2022, a EMAP ficou em primeiro lugar no Brasil como
autoridade portuária

Fonte: Marahão Hoje | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário