Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Porto do Mucuripe: concessão de terminal deve ocorrer em novembro | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Porto do Mucuripe: concessão de terminal deve ocorrer em novembro

A data do leilão está sujeita a alteração

213 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

O Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve entrar na prateleira de concessões e arrendamentos portuários em novembro deste ano, com investimento previsto de R$ 360.738.000 e prazo de 25 anos, conforme informado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) à coluna. A data do leilão está sujeita a alteração por parte do Ministério de Portos e Aeroportos. 

Atualmente, o espaço é operado pela CMA Terminals, subsidiária da CMA CGM. Em entrevista ao Diário do Nordeste na última quinta-feira (15), Lucio Gomes, presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), disse que a empresa investiu, "de maneira transitória", R$ 80 milhões no Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza. "Nossa expectativa é manter o ritual, que passa por consulta, audiência pública, para que ainda este ano a gente consiga assinar um novo contrato e, assim, seguir para um novo patamar de movimentação de contêineres".

Nesta quinta-feira (15), representantes da Antaq visitaram o Porto do Mucuripe.

Ele reforça que o operador arrematante vai representar uma forte injeção de recursos. "Os grandes portos do planeta têm equipamentos moderníssimos que é o que a gente pretende que tenhamos aqui. O operador transitório instalou aqui dois grandes guindastes que são coisa de ponta. A operação do Porto de Fortaleza, depois do arrendamento definitivo, ficará com os equipamentos mais modernos do planeta, e a nossa expectativa é que esse novo operador amplie a área, opere com equipamentos moderníssimos".

O Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza é um dos 16 equipamentos portuários qualificados pelo Governo Federal por meio de dois decretos publicados no fim de janeiro deste ano. Conforme a publicação no Diário Oficial da União, o equipamento tem área total de 134.795 m².

INVESTIMENTO E OUTORGA

A busca dos entes públicos por esses modelos de parceria, especialmente para os equipamentos portuários não se trata de algo recente, a exemplo do Terminal de Passageiros do Porto de Fortaleza, leiloado em agosto do ano passado.

"Os portos são equipamentos com alto custo de manutenção. O governo federal tem buscado a iniciativa privada no sentido de possibilitar uma outorga e, em contrapartida, arrematante investem e ampliam um equipamento que pode ser explorado financeiramente", contextualiza Augusto Fernandes, CEO da JM Negócios Aduaneiros.

Fernandes avalia que esse movimento de concessão dos equipamentos portuários vem "decepcionando" pelos "baixos valores de outorga, vide o Terminal de Passageiros do Porto de Fortaleza". O empreendimento foi arrematado pelo Grupo ABA Infra por R$ 100 mil.

Na época em que o leilão do Terminal de Passageiros ocorreu, Lucio Gomes definiu o valor como "simbólico" e afirmou que, em operações de concessão como a que ocorreu, "o que interessa mesmo" é o prejuízo que o equipamento deixa de dar.

PERSPECTIVAS

Augusto Fernandes corrobora pontuando outros leilões ocorridos nesse intervalo de tempo em outros estados. "A iniciativa privada não compra o terminal. Eles ganham o benefício de explorar financeiramente. Ela se compromete em investir em estrutura, equipamentos, scanner. Tudo isso, em um terminal de contêineres, é fundamental", afirma.

Assim, ele vê com boas perspectivas o arrendamento do equipamento do Porto de Fortaleza, que deve ganhar dinamismo e ser modernizado, beneficiando as empresas. "De um ponto de vista geral, os portos só crescem muito com a iniciativa privada, porque ela é mais dinâmica. No público, tudo é muito demorado, são muitas etapas e eu entendo que tem que ser assim, claro, mas é muito menos dinâmico".

"Vejo benefícios como maior celeridade nos processos, melhoria na movimentação de cargas e tendência de preços de armazenagem mais acessíveis. A Docas tem uma armazenagem cara, nos terminais privados isso não acontece. Pecém, por exemplo, tem uma das armazenagens mais baratas do Brasil", detalha Fernandes.

Ele reforça que o Porto de Fortaleza carece de investimentos. "Não tem, por exemplo, um guindaste grande, de referência. O Porto de Fortaleza tem feito o que o setor público consegue, tudo que é cabível dentro da limitação de orçamento do setor público".

"Hoje, por exemplo, o administrativo do Porto de Fortaleza não funciona 24 horas, funciona uma coisa ou outra. Num terminal privado, funciona. Isso, para o setor, é muito importante, porque hoje não se devolve mais contêiner vazio", destaca Fernandes.

Fonte: Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação / Créditos:

 

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está na Play Store.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário