Ao completar 12 anos, o Porto Itapoá, localizado no Litoral Norte de Santa Catarina, se consolida entre os quatro maiores terminais de contêineres do Brasil e, para isso, vem apostando fortemente na inovação e na tecnologia como pilares fundamentais para aprimorar suas operações. Com recordes de movimentação de carga, o porto está entre os quatro maiores terminais de contêineres do Brasil.
Privilegiado por uma localização estratégica, o Porto Itapoá iniciou as operações em junho de 2011, e é considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina. Além disso, o terminal está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, atuando junto a importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.
Em maio, o porto bateu o próprio recorde de movimentação de cargas em um único mês pela segunda vez em 2023. Foram 98.113 TEUs movimentados – cada TEU equivalente a um contêiner de 20 pés. Em março foram 92.662 TEUs.
“Estamos focados em fazer da jornada de nossos clientes conosco uma experiência positiva, que agregue à sua cadeia de valor”, afirma o presidente do terminal, Cássio Schreiner, que explica que qualidade no atendimento ao cliente e segurança operacional são diferenciais do Porto Itapoá.
O terminal também tem realizado investimentos constantes em inovação, e conta com um setor específico para buscar soluções inovadoras para a empresa e os clientes, conforme explica Schreiner.
Um dos exemplos é a redução pela metade do óleo lubrificante usado nos motores diesel dos guindastes sobre pneus (RTGs – Rubber Tired Gantry Cranes). A redução significou deixar de usar cerca de 10 mil litros de óleo e mais 120 filtros.
Porto Itapoá investe em crescimento e expansão
Em 2022, o Porto Itapoá movimentou mais de 880 mil TEUs, o que representa um aumento de 14,28% com relação ao ano anterior. Além disso, 550 navios passaram pelo terminal ao longo do último ano, segundo a ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).
Com isso, há um investimento em expansão do terminal. O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) licenciou, no final do ano passado, a ampliação de mais 50 mil metros quadrados do pátio do Porto, totalizando atuais 300 mil metros quadrados.
“Já estão em obras mais 150 mil metros quadrados de pátio, que nos levarão a 450 mil metros quadrados de área total”, pontua Schreiner. Segundo ele, ao ser concluído, o pátio permitirá operar com o dobro da movimentação atual.
Fonte: ND+ | Fotos: Divulgação / Créditos:
INFORMATIVO