Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Primeira etapa de obras para criar porto no Piauí é inaugurada | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Primeira etapa de obras para criar porto no Piauí é inaugurada

Prevê Nery

302 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Estado do Nordeste é o único na costa brasileira que não tem um complexo portuário

O Governo do Piauí inaugurou na quarta-feira (13) a primeira etapa das obras que visam a criação do Porto de Luís Correia. O estado é o único localizado na costa brasileira que não tem um porto.

No papel, o complexo portuário existe desde 1960, com a primeira pedra fundamental lançada em 1976, mas após várias paralisações e brigas judiciais com empresas contratadas para a realização das obras, o projeto foi embargado.

Em 2023, o governo conseguiu retomar o planejamento e nesta quarta-feira inaugurou a primeira etapa das obras, voltadas à urbanização do porto, que promete dobrar o Produto Interno Bruto (PIB) do Piauí em até 10 anos.

Foram investidos cerca de R$ 90 milhões em trabalhos que envolveram a pavimentação no trecho de acesso ao complexo, a construção de um terminal pesqueiro e a dragagem do canal de acesso ao rio Igaraçu.

Além da inauguração, o Governo do Piauí recebeu do Ministério de Portos e Aeroportos e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a autorização que permite o funcionamento do local.

Com isso, o porto registrou a chegada dos seus primeiros navios nesta semana: três embarcações da Marinha do Brasil, que participaram da cerimônia.

Presente na inauguração, o governador Rafael Fonteles disse que o porto era “uma dívida que o poder público tinha com as pessoas”, e garantiu que as próximas etapas irão mudar a realidade econômica do Piauí.

“Ser o único estado com litoral sem porto atrapalhava o nosso desenvolvimento. Agora temos, está só na primeira etapa, teremos várias ao longo dos próximos anos. E por ser um porto que ainda não estava construído, ele está nascendo com os terminais que apontam para o futuro”, disse.

Atualmente, os produtos chegam ou saem do Piauí pelos portos do Itaqui, no Maranhão, e Pecém, no Ceará, deixando recursos nesses dois estados e causando a perda de pelo menos R$ 300 milhões em arrecadação pelo Piauí.

 

PRÓXIMAS ETAPAS

As próximas etapas envolvem a construção, pela iniciativa privada, de terminais e também uma estrutura para movimentar hidrogênio verde (H2V), que será produzido na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do estado.

Inclusive, o Piauí fechou um acordo recente com a União Europeia que prevê R$ 60 bilhões aplicados pelo bloco na produção do combustível, que será exportado para abastecer os países europeus.

As operações com cargas devem começar, efetivamente, no fim do ano que vem, quando o primeiro terminal ficar pronto, estima o governo. Em princípio, quatro terminais devem ser instalados nos próximos anos: um de pescado, um de grãos e fertilizantes, um terminal de cargas e descargas em geral e um terminal de hidrogênio verde e amônia.

Os editais para que as empresas interessadas possam explorar o porto e operar os terminais deverá ser feito até fevereiro do ano que vem, segundo o governador. 

 

Fonte: Site Benew | Foto: Divulgação / Créditos:

 

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário