Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Rebocadores são fundamentais em operações marítimas nas regiões portuárias do país | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Rebocadores são fundamentais em operações marítimas nas regiões portuárias do país

Portos públicos e privados movimentaram 616 milhões de toneladas...

788 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

O rebocador é uma embarcação projetada principalmente para auxiliar a movimentação e as manobras de diversos perfis de navios, especialmente em portos, terminais e canais estreitos. O trabalho de um rebocador é fundamental para garantir a segurança e eficiência das operações portuárias bem como de navegação.  

A movimentação aquaviária no Brasil bateu um recorde histórico no primeiro semestre deste ano: portos públicos e privados do país movimentaram 616 milhões de toneladas no período — um crescimento de 2,4% em relação ao volume movimentado entre janeiro e junho de 2021 que, até então, registrava o melhor desempenho para a primeira metade de um ano (601,4 milhões de toneladas). Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). 

A Sulnorte Serviços Marítimos, empresa brasileira que atua há 45 anos no setor, tem uma estratégica cobertura com seus rebocadores na costa do país e possui expertise em manobras de operações marítimo-portuárias para clientes de diversificados nichos, bem como dos mais variados perfis e tamanhos de navios.  

De acordo com Luiz Felipe Antunes de Gouvêa, Diretor Executivo da Sulnorte, os rebocadores são projetados para terem alta manobrabilidade e força de tração, com motores potentes e sistemas de propulsão que permitem uma resposta rápida às necessidades de manobra. “Eles são operados por tripulações especializadas, incluindo comandantes de rebocadores, chefes de máquinas e marinheiros, que têm experiência em lidar com as complexas operações de manobra e reboque”, explica.  

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

Entre as principais funções dos rebocadores estão:   

- Assistência portuária: Os rebocadores são frequentemente usados para auxiliar navios maiores durante suas entradas e saídas nas áreas portuárias, e nas respectivas manobras de atracação e desatracação. Eles podem posicionar-se estrategicamente e garantir a força necessária para controlar a direção e velocidade da embarcação que está sendo manobrada. 

- Reboque de embarcações: Os rebocadores também são usados para rebocar navios que não têm capacidade própria de propulsão. Isso é especialmente comum em situações de reboque de embarcações com problemas mecânicos. Há também os chamados reboques oceânicos, que envolvem operações em alto mar.   

- Controle de embarcações em situações de emergência: Em caso de emergências, como incêndios a bordo ou ameaças à segurança, os rebocadores podem ser usados para controlar e guiar a embarcação em perigo para um local seguro. Em caso de naufrágio ou acidente no mar, os rebocadores podem ser chamados para ajudar nas operações de salvamento, reboque e resgate. 

- Manobra de embarcações em áreas congestionadas: Em portos movimentados e canais estreitos, os rebocadores ajudam a navegar e manobrar com segurança entre embarcações, bóias e obstáculos.   

- Controle de derramamentos de óleo: Os rebocadores podem ser dotados de equipamentos de combate a derramamentos de óleo para responder rapidamente a incidentes de poluição marinha. 

A Sulnorte conta com uma central de operações que trabalha 24 horas por dia, monitorando toda a movimentação portuária em suas nove filiais distribuídas no Brasil. 

 

Fonte: Assessoria de Emprensa | Imagem: (Créditos): Sulnorte

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está na Play Store.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário