O rebocador é uma embarcação projetada principalmente para auxiliar a movimentação e as manobras de diversos perfis de navios, especialmente em portos, terminais e canais estreitos. O trabalho de um rebocador é fundamental para garantir a segurança e eficiência das operações portuárias bem como de navegação.
A movimentação aquaviária no Brasil bateu um recorde histórico no primeiro semestre deste ano: portos públicos e privados do país movimentaram 616 milhões de toneladas no período — um crescimento de 2,4% em relação ao volume movimentado entre janeiro e junho de 2021 que, até então, registrava o melhor desempenho para a primeira metade de um ano (601,4 milhões de toneladas). Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
A Sulnorte Serviços Marítimos, empresa brasileira que atua há 45 anos no setor, tem uma estratégica cobertura com seus rebocadores na costa do país e possui expertise em manobras de operações marítimo-portuárias para clientes de diversificados nichos, bem como dos mais variados perfis e tamanhos de navios.
De acordo com Luiz Felipe Antunes de Gouvêa, Diretor Executivo da Sulnorte, os rebocadores são projetados para terem alta manobrabilidade e força de tração, com motores potentes e sistemas de propulsão que permitem uma resposta rápida às necessidades de manobra. “Eles são operados por tripulações especializadas, incluindo comandantes de rebocadores, chefes de máquinas e marinheiros, que têm experiência em lidar com as complexas operações de manobra e reboque”, explica.
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Entre as principais funções dos rebocadores estão:
- Assistência portuária: Os rebocadores são frequentemente usados para auxiliar navios maiores durante suas entradas e saídas nas áreas portuárias, e nas respectivas manobras de atracação e desatracação. Eles podem posicionar-se estrategicamente e garantir a força necessária para controlar a direção e velocidade da embarcação que está sendo manobrada.
- Reboque de embarcações: Os rebocadores também são usados para rebocar navios que não têm capacidade própria de propulsão. Isso é especialmente comum em situações de reboque de embarcações com problemas mecânicos. Há também os chamados reboques oceânicos, que envolvem operações em alto mar.
- Controle de embarcações em situações de emergência: Em caso de emergências, como incêndios a bordo ou ameaças à segurança, os rebocadores podem ser usados para controlar e guiar a embarcação em perigo para um local seguro. Em caso de naufrágio ou acidente no mar, os rebocadores podem ser chamados para ajudar nas operações de salvamento, reboque e resgate.
- Manobra de embarcações em áreas congestionadas: Em portos movimentados e canais estreitos, os rebocadores ajudam a navegar e manobrar com segurança entre embarcações, bóias e obstáculos.
- Controle de derramamentos de óleo: Os rebocadores podem ser dotados de equipamentos de combate a derramamentos de óleo para responder rapidamente a incidentes de poluição marinha.
A Sulnorte conta com uma central de operações que trabalha 24 horas por dia, monitorando toda a movimentação portuária em suas nove filiais distribuídas no Brasil.
Fonte: Assessoria de Emprensa | Imagem: (Créditos): Sulnorte
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