Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Serra do Salitre deve ficar pronto em 2024 | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Serra do Salitre deve ficar pronto em 2024

Instalação do complexo de fertilizantes atinge 75% do total previsto

329 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

A EuroChem alcançou 75% de avanço na implantação das plantas químicas do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre, no município homônimo, na região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais. O alcance da marca veio antes do previsto pela empresa, que ainda estima a conclusão das obras do empreendimento para o primeiro trimestre do próximo ano. 

Vale destacar que, uma vez concluída, a planta será capaz de produzir 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano. O montante equivale a 15% do consumo brasileiro desse insumo. Atualmente, a unidade já opera com uma produção anual em torno de 400 mil toneladas de concentrado fosfático – matéria-prima para fabricação do fertilizante fosfatado.

Também é válido ressaltar que essa segunda fase de obras do projeto ficou paralisada por dois anos devido aos impactos da crise sanitária de Covid-19. A paralisação ocorreu antes da EuroChem adquiri-lo em fevereiro de 2022. A antiga proprietária, Yara Fertilizantes, o negociou por US$ 410 milhões. Apesar da pandemia e dos ajustes no planejamento, o aporte total previsto inicialmente para a instalação de todo o complexo se manteve em US$ 1 bilhão. 

A ampliação de Serra do Salitre teve sua retomada quatro meses após a aquisição do grupo. Desde então, as intervenções evoluíram e hoje o empreendimento tem pelo menos 3.500 colaboradores, sendo cerca de 3.000 trabalhando diretamente nas obras. Em maio deste ano, o complexo também alcançou 5 milhões de horas trabalhadas sem acidentes com afastamento. 

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

Conforme o vice-presidente de Produção Upstream e Projetos/CapEx da EuroChem na América do Sul, Gustavo Horbach, a evolução da implantação também inclui equipamentos em pré-comissionamento, além da finalização das principais atividades de movimentação de cargas e da entrega de 95% dos maquinários necessários para o funcionamento da planta.

Operação mais sustentável e desenvolvimento socioeconômico da região

Ainda de acordo com ele, Serra do Salitre é estratégica para a EuroChem, pois faz dela um player na produção de fertilizantes na América do Sul. Ainda é relevante para o Brasil, visto que contribuirá para reduzir a dependência brasileira na importação do insumo. Além disso, Horbach afirma que o projeto terá diferenciais tecnológicos em prol da sustentabilidade e trará benefícios diretos à população do Alto Paranaíba. 

No que se refere especificamente à tecnologia, ele ressalta que a EuroChem criou um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para fertilizantes fosfatados em Israel, com o objetivo de desenvolver tecnologias disruptivas para o mercado mundial do insumo. Ainda segundo o vice-presidente, a empresa estuda novas rotas tecnológicas para o aproveitamento dos resíduos oriundos da produção e dos rejeitos de suas estruturas geotécnicas. 

“Nosso objetivo é uma operação mais sustentável. Consideramos a instalação de painéis solares para um futuro próximo, alternativas energéticas baseadas em plantas e, por fim, um projeto embrionário para fazer de Salitre um piloto de amônia verde para a produção de fertilizantes”, destacou.

Em relação à contribuição do projeto à sociedade, Horbach afirma que um complexo como o de Serra do Salitre cria oportunidades que mudam o perfil socioeconômico de uma região. Conforme ele, a EuroChem tem como compromisso compartilhar valor com as comunidades que os recebem e atuar na promoção do desenvolvimento sustentável local. 

Neste sentido, o vice-presidente ressalta que o grupo tem um programa de qualificação profissional para formar operadores de processos químicos. O curso é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com as prefeituras de Serra do Salitre, Cruzeiro da Fortaleza e Patrocínio. Ainda segundo Horbach, outras ações estão em andamento, como investimentos sociais voluntários direcionados à saúde e segurança.

Fonte: Diário do Comercio | Fotos / Divulgação / Créditos: Eurechem | 6 de junho de 2023

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está na Play Store.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário