A EuroChem alcançou 75% de avanço na implantação das plantas químicas do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre, no município homônimo, na região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais. O alcance da marca veio antes do previsto pela empresa, que ainda estima a conclusão das obras do empreendimento para o primeiro trimestre do próximo ano.
Vale destacar que, uma vez concluída, a planta será capaz de produzir 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano. O montante equivale a 15% do consumo brasileiro desse insumo. Atualmente, a unidade já opera com uma produção anual em torno de 400 mil toneladas de concentrado fosfático – matéria-prima para fabricação do fertilizante fosfatado.
Também é válido ressaltar que essa segunda fase de obras do projeto ficou paralisada por dois anos devido aos impactos da crise sanitária de Covid-19. A paralisação ocorreu antes da EuroChem adquiri-lo em fevereiro de 2022. A antiga proprietária, Yara Fertilizantes, o negociou por US$ 410 milhões. Apesar da pandemia e dos ajustes no planejamento, o aporte total previsto inicialmente para a instalação de todo o complexo se manteve em US$ 1 bilhão.
A ampliação de Serra do Salitre teve sua retomada quatro meses após a aquisição do grupo. Desde então, as intervenções evoluíram e hoje o empreendimento tem pelo menos 3.500 colaboradores, sendo cerca de 3.000 trabalhando diretamente nas obras. Em maio deste ano, o complexo também alcançou 5 milhões de horas trabalhadas sem acidentes com afastamento.
O Jornal Portuário está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!
Conforme o vice-presidente de Produção Upstream e Projetos/CapEx da EuroChem na América do Sul, Gustavo Horbach, a evolução da implantação também inclui equipamentos em pré-comissionamento, além da finalização das principais atividades de movimentação de cargas e da entrega de 95% dos maquinários necessários para o funcionamento da planta.
Operação mais sustentável e desenvolvimento socioeconômico da região
Ainda de acordo com ele, Serra do Salitre é estratégica para a EuroChem, pois faz dela um player na produção de fertilizantes na América do Sul. Ainda é relevante para o Brasil, visto que contribuirá para reduzir a dependência brasileira na importação do insumo. Além disso, Horbach afirma que o projeto terá diferenciais tecnológicos em prol da sustentabilidade e trará benefícios diretos à população do Alto Paranaíba.
No que se refere especificamente à tecnologia, ele ressalta que a EuroChem criou um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para fertilizantes fosfatados em Israel, com o objetivo de desenvolver tecnologias disruptivas para o mercado mundial do insumo. Ainda segundo o vice-presidente, a empresa estuda novas rotas tecnológicas para o aproveitamento dos resíduos oriundos da produção e dos rejeitos de suas estruturas geotécnicas.
“Nosso objetivo é uma operação mais sustentável. Consideramos a instalação de painéis solares para um futuro próximo, alternativas energéticas baseadas em plantas e, por fim, um projeto embrionário para fazer de Salitre um piloto de amônia verde para a produção de fertilizantes”, destacou.
Em relação à contribuição do projeto à sociedade, Horbach afirma que um complexo como o de Serra do Salitre cria oportunidades que mudam o perfil socioeconômico de uma região. Conforme ele, a EuroChem tem como compromisso compartilhar valor com as comunidades que os recebem e atuar na promoção do desenvolvimento sustentável local.
Neste sentido, o vice-presidente ressalta que o grupo tem um programa de qualificação profissional para formar operadores de processos químicos. O curso é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com as prefeituras de Serra do Salitre, Cruzeiro da Fortaleza e Patrocínio. Ainda segundo Horbach, outras ações estão em andamento, como investimentos sociais voluntários direcionados à saúde e segurança.
Fonte: Diário do Comercio | Fotos / Divulgação / Créditos: Eurechem | 6 de junho de 2023
O Jornal Portuário está na Play Store.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!
INFORMATIVO