Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Setor portuário inicia 2023 com baixas em seus indicadores | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Setor portuário inicia 2023 com baixas em seus indicadores

Queda foi causada principalmente pela diminuição de 11% no transporte de minério de ferro, de acordo com dados de janeiro disponibilizados pela Antaq

381 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

A movimentação portuária caiu 2,76%, impacto causado principalmente pela diminuição de 11% no transporte de minério de ferro. O granel sólido diminuiu 4,13% e o granel líquido foi 1,19% menor. Já a movimentação de contêineres também sofreu um decréscimo de 5,6%, em comparação ao mesmo período em 2022. Os dados são do anuário estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Com 87,2 milhões de toneladas, a carga com maior crescimento em movimentação foi o milho, que cresceu 127,93% e alcançou 6,2 milhões de toneladas transportadas em janeiro de 2023. O açúcar com 1,6 milhão de toneladas e o trigo com 1,2 milhão de toneladas aparecem em seguida, com crescimento de 32,1% e 20%, respectivamente.

Mesmo com queda nos dados consolidados, a movimentação total dos portos organizados do país tiveram um crescimento de 4,31% com os portos públicos que movimentaram 29,2 milhões de toneladas. O Porto de São Francisco do Sul (SC) atingiu 1,3 milhões de toneladas movimentadas, tendo um acréscimo de 52,22% em relação a 2022. O Porto de Itaguaí (RJ) movimentou 3,4 milhões de toneladas, trazendo uma variação positiva de 42,08%. O Porto de Itaqui (MA) aparece em terceiro com 2 milhões de toneladas movimentadas, tendo um aumento de 39,24% em relação a janeiro de 2022.

O minério de ferro segue sendo a principal carga movimentada nos portos brasileiros, com 23 milhões de toneladas, mesmo com a queda de 11%. Em segundo lugar, petróleo e derivados (óleo bruto) com 17 milhões de toneladas, seguido por contêineres com 9 milhões de toneladas, tendo como destaque o Porto de Santos que movimentou quase 3 milhões de toneladas, seguido pelo Portonave (SC).

Navegação
O principal tipo de navegação utilizado pelos contêineres foi o longo curso com 6,5 milhões de toneladas, já a cabotagem foi responsável por quase 3 milhões de toneladas. A navegação de longo curso movimentou 58,5 milhões de toneladas, com uma queda de 3,5% em comparação a janeiro de 2022. Desse montante, 77% foi derivado de exportação tendo, principalmente, os Estados Unidos como porto de origem.

A cabotagem transportou cerca de 18 milhões de toneladas, queda de 1,38% em comparação ao mesmo período do ano passado. Apoio marítimo e portuário também registraram diminuição de 65,25%, tendo uma movimentação de 98 mil toneladas. Entretanto, os números podem não estar totalmente corretos devido à ausência de dados do Porto de Areia Branca (RN), que ainda não enviou os dados para o sistema.

A navegação interior apareceu, em janeiro de 2023, com um crescimento de 10,1% em janeiro, com uma movimentação de 5 milhões de toneladas. O Pará aparece como principal estado de origem e destino, seguido por Roraima e Amazonas. Somente o Terminal de Trombetas, localizado na região amazônica, movimentou 1,2 milhão de toneladas. O destaque nesse transporte foi a carga conteinerizada, que cresceu 40,2% em janeiro em comparação ao mesmo mês de 2022, em segundo lugar o milho aparece com um aumento 185,51%.

Fonte: Clipping | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário