Na última semana de agosto, a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) atingiu o número histórico de 16 milhões de TEUs (medida para um contêiner de 20 pés de comprimento) movimentados. O número engloba movimentações (embarque e desembarque de contêineres no navio) desde o ano de fundação, em 1998. O recorde aconteceu durante a movimentação de cargas no navio Cap San Maleas, do armador Maersk.
Em relação ao conteúdo transportado, a empresa registra as cargas por segmentos. Nos sete primeiros meses de 2023, o destaque da exportação foi o setor de carnes e congelados (140.508 TEUs), seguido por commodities como madeira, papel, celulose e outros produtos do agronegócio (81.391 TEUs). Na importação, o primeiro lugar vai para os bens de consumo e eletrônicos, com 46.274 TEUs movimentados no mesmo período, seguido do setor automotivo com 44.759 TEUS.
O superintendente de operações e segurança, Nicolas Wang, celebrou o recorde histórico. "A conquista deste novo marco, especialmente no ano em que o terminal completou 25 anos, vem para validar a excelência do trabalho desenvolvido por nossos colaboradores, bem como a importância dos últimos investimentos realizados", enfatiza Wang.
Um dos maiores investimentos recentes do terminal está na área reefer, dedicada ao armazenamento de contêineres com controle de temperatura. "As obras de ampliação no número de tomadas de 3.572 para 5.126 mantém o terminal na liderança nacional em área reefer, sendo a carne congelada a principal commodity de exportação", explica Wang.
A ampliação do número de tomadas faz parte do mais recente pacote de investimentos em infraestrutura anunciado pela TCP em 2022. R$ 370 milhões estão sendo aplicados em obras como a ampliação do gate (portões de entrada e saída de veículos), a instalação de uma subestação de energia, aquisição de equipamentos, entre outros.
Além dos investimentos em infraestrutura, a TCP também conta com um importante modal ferroviário, único no sul do país com acesso direto à zona alfandegada. Por ele, mais de 58.355 mil contêineres de carga com destino à exportação chegaram ao terminal nos primeiros sete meses do ano.
"Destes 16 milhões de TEUs movimentados ao longo de nossa história, 1,16 milhão foram registrados apenas em 2022. Estes números representam um aumento de 619% na movimentação anual quando comparado ao ano de fundação. Estes resultados nos trazem confiança de que estamos na direção certa para obter mais resultados aos nossos clientes e para a economia do país", conclui Wang.
Avanço na exportação de proteína animal
Considerado o maior corredor de exportação de carne congelada de frango do mundo, a TCP exportou mais 46 mil contêineres do produto somente no primeiro semestre de 2023. Neste mesmo período, a exportação de carne bovina pelo terminal teve um crescimento de 86% comparado aos seis primeiros meses do ano passado, chegando a 8.479 contêineres.
Segundo Wang, "nós exportamos para os principais destinos, com destaque para a China, que possui um elevado consumo. O investimento na área reefer do terminal, que é a maior do Brasil, proporciona uma flexibilidade operacional de recebimento e armazenagem em linha, de acordo com a exigência do segmento".
Fonte: Press release | Fotos / Divulgação / Créditos:
INFORMATIVO