Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Terminal da VLI em Sergipe aumenta em 60% as movimentações | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Terminal da VLI em Sergipe aumenta em 60% as movimentações

TMIB vem se consolidando como alternativa estratégica para as regiões Norte e Nordeste do país

432 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Localizado em Barra dos Coqueiros, em Sergipe, o Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), da VLI, companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos, aumentou em 60% o volume de cargas movimentadas a partir de novos contratos comerciais firmados em 2023, principalmente para segmento de fertilizantes. Com isso, o único terminal portuário do estado se consolida como alternativa ao agronegócio da região do Arco Norte. A flexibilidade do TMIB também proporciona movimentações de grãos, insumos da construção civil e mineração, além de operações offshore.

Somente no primeiro semestre de 2023 a VLI formalizou diversas parcerias com grandes players do setor agro, como Fertinor, empresa do Grupo Fertipar, um dos principais fornecedores para a produção rural em todas as regiões do Brasil; Agropecuária Maratá, para atendimento à nova fábrica da empresa inaugurada este ano; e Cibra Fertilizantes, com a qual a companhia realiza estudos conjuntos para desenvolver solução logística via TMIB, garantindo condições comerciais e operacionais mais competitivas.

"O TMIB se tornou opção estratégica para atender a demanda de fertilizantes, inserindo Sergipe e a região Nordeste em importantes rotas logísticas de escoamento. O mercado busca competitividade, performance operacional, taxas de descarga e menor tempo de espera na fila para atracação, que proporciona redução de custos com demurrage (indenização cobrada pelo atraso nas operações). Com isso, o terminal apresenta melhores condições que os demais portos concorrentes situados em outros estados", explica o gerente Comercial da VLI para o TMIB, Márcio Marques.

Entre as características do terminal, está ainda a proximidade com os principais corredores logísticos da região e polos produtores. "Os clientes do agro também reconhecem a expertise da VLI no setor, em razão dos escoamentos de grãos e açúcar, além da movimentação de fertilizantes realizados em outros corredores operados pela companhia. Por meio do TMIB, temos potencial para contribuir com novas conexões entre o agro regional e o mercado global. Apenas para o segmento de fertilizantes, houve incremento de 25% da capacidade de armazenagem do terminal", destaca Marques.

A companhia também estimulou um fluxo de veículos no corredor que dá acesso ao TMIB, em função do aumento das exportações de farelo de soja e grãos, possibilitando que os caminhões transportem produtos do interior para exportação no porto e retornem carregados com volume da importação dos fertilizantes, maior parte proveniente da Europa. Após o produto ser processado nas fábricas, é destinado para o interior de Sergipe, além da região Oeste da Bahia, considerado forte polo de agronegócio.

"Do ponto de vista estratégico, a parceria com o TMIB é muito importante para o desenvolvimento da Maratá em Sergipe. Através do porto, vamos abastecer a fábrica nova de fertilizantes inaugurada em junho, com capacidade para produzir 300 mil toneladas por ano e atender toda a região nordeste. Em setembro também vamos inaugurar um moinho de trigo com capacidade para 200 mil toneladas por ano. Nossa expectativa é aumentar ainda mais a movimentação de cargas pelo TMIB nos próximos meses, pois o terminal oferece a eficiência e agilidade na logística que precisamos para atender o mercado", informa o diretor-executivo do Grupo Maratá, Frank Vieira.

Infraestrutura

O terminal recebeu R$ 40 milhões em investimentos nos últimos anos e tem píeres de atracação para granéis com 356 metros de comprimento e para operações offshore com 59 metros. O TMIB possui ainda 214 hectares de área disponível e infraestrutura de sete armazéns com capacidade de 55 mil toneladas, três pátios para 150 mil toneladas e três silos que atendem 60 mil toneladas. Também foram adquiridos três novos grabs para proporcionar mais eficiência no carregamento e descarregamento de granéis sólidos dos navios, que proporcionaram aumento de 20% na produtividade de movimentação de cargas. A infraestrutura do TMIB gera 200 empregos e contribui para a VLI injetar aproximadamente R$ 30 milhões por ano na economia sergipana.

Fonte: | Fotos / Divulgação / Créditos: TMIB 

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Whatspp inativo