Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Terminal de Grãos do Maranhão entrará em nova fase de expansão | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Terminal de Grãos do Maranhão entrará em nova fase de expansão

A capacidade de escoamento do terminal passará para 23,5 mi de toneladas ao ano

543 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

O consórcio do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) pretende investir R$ 1,6 bilhão e ampliar o terminal de exportação de grãos no porto maranhense de Itaqui, em São Luís. Com os desembolsos dessa fase, a terceira do empreendimento, a capacidade de escoamento do terminal passará de 15 milhões para 23,5 milhões de toneladas ao ano. A nova etapa deverá se estender por 28 meses.

Segundo os integrantes do consórcio, com o novo berço para embarques e o volume adicional de transporte, as empresas da região do Mapito (confluência entre Maranhão, Piauí e Tocantins) terão receita adicional com exportações de R$ 18,3 bilhões por ano. Entre 2015 e 2022, a receita foi de R$ 110,5 bilhões.

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

“Hoje, embarcamos dois navios por mês. Com o recebimento de caminhão e trem ao mesmo tempo, vamos ter uma terceira linha de expedição, inclusive atendendo uma prerrogativa do edital de licitação do porto, que prevê um berço para recebimento de navios maiores”, afirmou ao Valor Randal Luciano, diretor executivo do Tegram.

Atualmente, os dois terminais do consórcio recebem navios da família Panamax, que transportam 65 mil toneladas, em média. A expansão tornará possível o recebimento dos Capesize, com capacidade para até 170 mil toneladas. “Temos um calado natural que permite isso”, afirma o executivo.

Nos oito primeiros meses deste ano, 170 navios foram carregados nos dois berços do consórcio, e as expedições somaram 11,3 milhões de toneladas de grãos. Em todo o ano passado, o volume chegou a 13,4 milhões de toneladas.

Na expansão, a capacidade estática do terminal vai aumentar 71%, passando de 500 mil para 856,8 mil toneladas. O investimento incluirá ainda a conexão com o modal ferroviário nas estruturas atuais e com a futura moega do Porto de Itaqui, um projeto da VLI. Hoje, 58% dos grãos exportados pelo terminal chegam por rodovia, mas o Tegram foi concebido para receber 80% por modal ferroviário.

Movimentação

O Porto de Itaqui movimentou 33 milhões de toneladas no ano passado, sendo 23 milhões em granéis sólidos. A VLI, com braço ao lado do terminal do consórcio, transportou cerca de 5 milhões de toneladas. “Ao todo, 97% da produção do Mapito passa por Itaqui, e 76% disso, pelo Tegram”, diz Randal. O volume do ano passado representou 11% das exportações de soja e 10% das exportações de milho de todo o país.

“Estamos com a capacidade do terminal esgotada, e a safra não para de crescer. Por isso, nós solicitamos ao governo a renovação antecipada da concessão e protocolamos as autorizações para ampliar o terminal, com a construção de um novo berço”, comenta André Campos diretor da Viterra e, hoje, também o presidente do consórcio. O dinheiro para o investimento será parte das consorciadas e parte do mercado financeiro (ainda a ser negociado).

O consórcio Tegram-Itaqui é formado pelas empresas Terminal Corredor Norte (TCN), Viterra Logística e Terminais Portuários, Corredor Logística e Infraestrutura (CLI) e ALZ Grãos (das tradings Amaggi, Louis Dreyfus e Zen-Noh Grain). Elas operam quatro terminais separados, com governança compartilhada.

Fonte: Globo Rural  | Imagem: (Créditos):

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está na Play Store.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário