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Terminal Portuário de Vila Velha lança nova rota comercial exclusiva para a China

Para importação de carros elétricos

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Operação é fruto da parceria entre a Log-In e a Cosco, e tem como objetivo facilitar a importação de carros elétricos para o Brasil, além de fomentar a economia não só do Espírito Santo, como também de todo o país

- Com o sucesso do projeto piloto, que transportou 8 mil veículos entre dezembro de 2022 e junho deste ano, o serviço passa agora a ser oficial, e a expectativa é dobrar o volume de carros importados nos próximos seis meses
 

- A nova rota só foi possível a partir dos investimentos no TVV para a diversificação de cargas e a modernização da tecnologia e da segurança, a fim de melhorar a performance das operações.

Comex Flow

Em uma operação inédita no Brasil, o Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), localizado no Espírito Santo, Terminal Portuário Multipropósito da Log-In Logística Intermodal, grupo de soluções logísticas, movimentação portuária e navegação de Cabotagem, Mercosul e Feeder, além de operações na ponta rodoviária, e a Cosco, Grupo de Transporte Marítimo da China Ocean Shipping, acabam de anunciar uma nova rota comercial para a China, cujo principal objetivo será facilitar a importação de carros elétricos para o país.
 

O lançamento oficial da operação aconteceu durante evento realizado nesta terça-feira, (29/08), no Terminal de Vila Velha (TVV), que contou com a presença do Vice-governador Ricardo Ferraço, do prefeito de Vila Velha Arnaldo Borgo Filho, além de outras autoridades e representantes do TVV e da Cosco.
 

O TVV opera com embarque e descarga de navios, bem como com a movimentação e armazenagem de contêineres e dos mais diversos tipos de carga, e é administrado pela Log-In Logística Intermodal. O novo serviço de transporte de veículos elétricos no modelo Flat Rack, ideal para grandes cargas, realizado em parceria com a empresa chinesa Cosco, é inédito no Brasil.
 

Em toda a América do Sul, apenas o Chile e Equador já oferecem essa operação, que chega como uma alternativa à escassez de navios especializados para transporte de veículos, principalmente os que fazem trajeto para a China, e ainda visa fomentar a economia e os negócios Brasil-China, com a entrada de carros elétricos chineses de forma exclusiva por Vitória (ES).
 

De acordo com o Diretor de Terminais da Log-In, Gustavo Paixão, as principais montadoras do mundo já não têm mais projetos de fabricação de veículos com combustível fóssil após 2035, o que torna os carros elétricos uma inovação do presente e, certamente, do futuro. "O TVV agora será parte importante no desenvolvimento desse mercado e da economia, com a geração de empregos e maior arrecadação para o Estado", afirma Paixão.
 

Projeto piloto
 

O projeto piloto da nova operação começou a ser desenvolvido em dezembro de 2022, contando com 600 carros já na primeira descarga no Espírito Santo. Com o sucesso dos testes e crescimento da operação, que transportou 8 mil veículos importados até junho deste ano, o serviço passa agora a ser oficial e a expectativa é dobrar o volume de carros elétricos transportados nos próximos seis meses.
 

"Os testes serviram para compreender o melhor formato da operação, bem como a movimentação do mercado, para que pudéssemos oficializar o serviço, que impactará positivamente o desenvolvimento econômico não só do Espírito Santo como do país como um todo", comenta Helder Marques da Cosco.
 

Nova rota
 

O Gerente Comercial da Log-In, Marhmed Hashemj , conta que para garantir o sucesso da nova rota comercial, a frota foi atualizada com navios mais modernos e mais eficientes em consumo, velocidade, espaço de armazenamento e segurança. "Basicamente, esses navios transportam máquinas e carros em contêineres tradicionais ou Flat Rack, mas também conjugam com outras operações do porto, como a exportação de granito, que já ocorre há mais de 10 anos. Desta forma, é possível explorar a operação de logística reversa, fomentando o comércio entre Brasil e China", explica.
 

Hashemj salienta ainda que a parceria é uma oportunidade de potencializar a economia local. "O Espírito Santo é um grande exportador de celulose e granito, mas esses navios partiam para a China carregados e retornavam vazios, então agora esse gargalo foi aproveitado para desenvolver uma rota inédita e exclusiva de importação China-Brasil", ressalta.
 

O principal desafio para o lançamento da nova operação foi, inclusive, seu ineditismo, que demandou ajustes. "Cargas de alto valor, como carros que custam em média 300 mil reais, requerem aparatos e cuidados de segurança muito mais robustos, a fim de evitar acidentes e avarias, mas graças à expertise que o TVV já tinha com grandes içamentos foi possível garantir o sucesso do novo serviço com qualidade e segurança", completa o Gerente Comercial da Log-In.
 

A nova rota e a parceria com a Cosco só foram possíveis pelos investimentos recentes aplicados no Terminal, algo em torno de 150 milhões de reais, que garantiram a modernização dos equipamentos e aplicação de novas tecnologias, fato que nos confere uma operação mais segura, ágil e eficiente.
 

Sobre a Log-In Logística Intermodal
 

A Log-In Logística Intermodal oferece soluções logísticas customizadas, movimentação portuária e navegação de cabotagem integrada a outros modais e serviços, conectando, por mar e terra, o Brasil e o Mercosul. Atualmente, a empresa possui uma frota de oito navios porta-contêineres com capacidade total de 21.550 TEUs e que oferecem serviços de navegação com rotas regulares, integrando os principais portos do país à Argentina e ao Paraguai. Recentemente, a Companhia anunciou a aquisição de dois novos navios que estão em construção em estaleiro chinês. A Log-In também administra e opera o Terminal Portuário de Vila Velha, localizado no Porto de Vitória (ES), além de dois terminais intermodais, um em Itajaí (SC) e outro no Guarujá (SP) com operações dedicadas. Há também as empresas recém adquiridas Tecmar Transportes e Oliva Pinto, que trazem maior sinergia entre a Cabotagem e o transporte rodoviário e integração entre modais.

Fonte: TVV | Fotos / Divulgação / Créditos: Marcio Auriema

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