Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Tesc inaugura silos para grãos no Porto de São Francisco do Sul | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Tesc inaugura silos para grãos no Porto de São Francisco do Sul

A companhia investiu R$ 250 mi na estrutura que tem capacidade estática de 90 mil de toneladas

479 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

O Terminal Santa Catarina (Tesc) acaba de inaugurar três silos graneleiros no Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. A companhia investiu R$ 250 milhões na estrutura, parte com dinheiro que captou no mercado e parte com recursos próprios.

As estruturas têm capacidade estática de 90 mil de toneladas e movimentação inicial de 2,5 milhões de toneladas por ano, com a meta de chegar a 7 milhões de toneladas anuais. O sistema de embarque pode movimentar até 2 mil toneladas por hora, carregando navios de classe Panamax, que transportam até 70 mil toneladas de soja.

A previsão inicial é de que o primeiro navio graneleiro atraque no terminal do Tesc no final do junho. As estruturas contam com dois tombadores de caminhões com plataformas de 30 metros e capacidade de 10 mil toneladas por dia, esteira enclausurada, além de quatro novos gates automatizados com balanças de 30 metros.


👉🏽 Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Construída em 18 meses, a estrutura conta com um pátio de triagem com 160 vagas e espaço para classificação de produtos e cadastramento de acesso. A construção dos silos se insere na estratégia de diversificação das atividades do Tesc, que pretende consolidar sua posição como plataforma logística, conectando o produtor de grãos ao comprador global, incluindo estratégias de eficiência logística.

A nova estrutura do terminal está alinhada ao aumento progressivo do consumo de grãos e novos mercados para as exportações brasileiras do agronegócio que reforçam a necessidade de reduzir custos e dar mais competitividade aos produtos nacionais. A construção dos silos graneleiros ocorreu ao mesmo tempo que as operações foram mantidas dentro dos níveis de segurança e qualidade, sem redução da performance operacional.

👉🏽 Siga nos no Instagram

“O timing foi perfeito e absolutamente necessário para novos investimentos em logística”, disse Frederico Humberg, presidente do Conselho de Administração do Tesc e CEO da Agribrasil, trading de grãos que é a principal acionista do terminal. “O Brasil precisa dessa saída adicional, porque essa safra está aí e vai acabar ficando retida no interior”, acrescentou.

“É o único dos três berços do Tesc dedicado a grãos. Deve ser a carga mais relevante no plano de negócios da companhia”, afirma o diretor-presidente do Tesc, Paulo Capriolli. “O Sul é um mercado muito forte no Brasil e carente de investimentos”, acrescenta.

Investimento milionário

O Tesc além dos silos, a empresa investiu em obras complementares, como uma galeria de 400 metros para o transporte de grãos até os navios. Essa estrutura de correias transportadoras tem 5 metros de largura e fica a 22 metros de altura, sendo totalmente vedada.

As obras incluem quatro novos gates de entrada e saída de caminhões, que se somam aos quatro já existentes. Os novos equipamentos são completamente automatizados, contando com controle de acesso biométrico e leitura de placas de veículos.

Nos gates foram instaladas modernas balanças, com capacidade para caminhões maiores, de 30 metros, podendo pesar até 100 toneladas. Também há dois tombadores de caminhões, com plataformas de 30 metros. O shiploader, equipamento que lança os grãos dentro dos navios, tem 43 metros de comprimento e capacidade para transportar 2 mil toneladas por hora.

Fonte: Clipping | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário