A partir deste mês de agosto, o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam) da VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos –, localizado na Baixada Santista, em São Paulo, conta com uma nova iniciativa, conhecida como Proteção à Vida, que ampliará o patamar de segurança de todas as pessoas que estiverem em suas dependências. Ela será usada por cerca de 600 pessoas por dia, entre empregados da empresa, bombeiros, brigadistas, terceiros de diversas áreas, tripulação, caminhoneiros e visitantes.
Trata-se de uma solução de Internet of Thinks (Iot) – internet das coisas –, composta por plataforma web, dispositivos de rastreamento e aplicativo móvel. Ele faz controle de acesso em áreas críticas; gera alarmes de incidência de raios, chuvas, ventos fortes e abandono de área; permite aos usuários informar situações de emergência ao Centro de Controle de Segurança (CCS); alerta os usuários sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) de acordo com áreas de risco; gerencia indicadores de segurança do trabalho; conecta outros dispositivos para controle de violação de abrigo de incêndio, afastamento de máscara de fuga e outros.
Por exemplo, em caso de emergência, é possível alertar instantaneamente e simultaneamente todas as pessoas presentes no site, através de notificações nos dispositivos, com vibração sincronizada com os toques das sirenes e o Plano de Atendimento à Emergência (PAE). Por meio dela, também há a possibilidade de analisar, definir, indicar as rotas de fuga e os pontos de encontro mais seguros, de acordo com o tipo de emergência.
Além disso, é possível avisar as pessoas sobre quais EPIs são de uso obrigatório para cada área, assim que elas entram em locais controlados. Elas receberão avisos indicando quais são os equipamentos necessários para estar naquele espaço. E, para potencializar os alertas e notificações de segurança enviados em texto, sinais de vibração são disparados, conforme os controles de acesso e as regras de segurança configuradas na plataforma pela área segurança do trabalho.
Desta forma, a Proteção à Vida reduz a exposição aos riscos, bem como o tempo de resposta a situações de emergências. É importante frisar que a iniciativa não fará controle de jornada de trabalho, monitoramento de performance ou gestão de atividades. Além disso, ela não consome dados excessivamente, não prejudica a autonomia da bateria do smartphone e o usuário é desconectado da plataforma tão logo deixe o Tiplam.
O gerente-geral de Operações do Sistema Sudeste da VLI, Denilson Fernandes, ressalta que o propósito da iniciativa é proteger as pessoas e potencializar a segurança no Tiplam. “Ela está diretamente ligada aos valores da companhia, pois contribui para potencializar o cuidado genuíno. Praticamos segurança, assim como cultivamos o respeito e bem-estar de todos”, destaca.
É uma tecnologia segura, homologada pelas lojas Apple Store e na Google Play, e pela Segurança da Informação da VLI. A ideia surgiu em 2019. No ano seguinte ela teve o orçamento aprovado e, de 2020 a 2022, a solução foi desenvolvida e testada no Tiplam. A plataforma Proteção à Vida foi projetada para futuramente ser implantada em todas as unidades da empresa.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por três anos consecutivos presente no ranking 100 Open Corps – que reconhece o estímulo à inovação aberta –, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
Fonte: Assessoria de Imprensa | Fotos / Divulgação / Créditos:
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