A Wilson Sons realizou a docagem, em seu estaleiro no Guarujá (SP), de um navio gaseiro, o "Forte de Copacabana", da empresa de navegação Elcano. Com 124 metros de comprimento, largura de 17,6m e pesando 6.940 toneladas, a embarcação é também uma das maiores que já realizaram manutenção programada na unidade de negócio, localizada no Porto de Santos. A operação envolveu cerca de 300 profissionais.
Para assegurar a excelência dos serviços e por se tratar de um navio gaseiro, foi necessário garantir na operação a certificação Gas-Free (isento de gases combustíveis), antes de o navio entrar no dique do estaleiro.
A manutenção programada do "Forte de Copacabana" durará cerca de 50 dias, com realização de serviços estruturais. Entre os trabalhos que estão sendo executados, estão sendo feitas substituições de redes em geral, manutenções de equipamentos como geradores, bombas, motores e guindastes de bordo, além de limpezas, tratamentos e pinturas de tanques e área externa.
A Elcano opera o "Forte de Copacabana" em rotas no Nordeste, São Luís (MA), Belém (PA) e Paranaguá (PR). Entre outras cargas, o navio gaseiro transporta GLP (Gás Liquefeito de Petróleo, o gás de cozinha) e propileno.
Construído em 2004, o navio gaseiro era da Metalnave. Inicialmente chamada de "Metaltank 5", a embarcação foi comprada pela Elcano.
Além da docagem do Forte de Copacabana, a Wilson Sons está construindo, em seus estaleiros, um novo rebocador com tecnologia mais sustentável, o "WS Onix". A embarcação faz parte de um ciclo de construção de seis rebocadores pioneiros no Brasil, com padrão IMO TIER III, da Organização Marítima Internacional. O novo projeto de casco das embarcações permite reduzir as emissões de gases de efeito estufa, com uma diminuição estimada de até 14% no consumo de combustíveis fósseis, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar dos portos onde operam.
Fonte: Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação / Créditos:
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