Honda XRE Sahara 300 2024 teve seu lançamento oficial no Brasil. A produção começa no final deste mês, enquanto as vendas iniciam em dezembro.
Considerada a 3ª geração da XRE 300 pela marca, o modelo é completamente novo, incluindo visual inédito, novo motor de 300 cc, chassi novo, além de tecnologias inéditas para o modelo como embreagem assistida e deslizante, além do sistema ESS, que faz alerta em frenagens de emergência.
Motor e potência
A nova XRE Sahara está equipada com motor monocilíndrico, de 293,5 cc, que rende até 25,2 cavalos a 7.500 rpm e 2,74 kgm de torque -- em ambos os casos rodando com etanol; este propulsor é flex. Como esperado, a trail utiliza então o motor da CB 300F Twister, mas houve ligeiro aumento de rendimento. Isso devido a ajustes realizados para equipar a Sahara. Houve uma mudança importante de concepção: sai o antigo DOHC, com comando de válvulas duplo no cabeçote, e entra o OHC, com comando simples no cabeçote.
O Jornal Portuário está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!
Na comparação com a XRE 300 2023, porém, há reduções de potência e torque, porém, a marca afirma que a entrega está mais contundente já em baixas rotações.
Chassi e suspensões
O quadro da nova Sahara é completamente novo em comparação ao da XRE 300. Na verdade, este chassi é originário da CRF 250F, mostrando suas aptidões off-road, assim como a balança. Obviamente, teve que passar por modificações para integrar a trail, incluindo um subchassi na parte de trás.
O peso final da moto é de 147 kg nas opções sem acessórios, o que dá quase 2 kg a menos do que na XRE 300 anterior. Sobre as suspensões, os cursos foram mantidos, mas tratam-se de novos conjuntos. Não foi dessa vez que vimos chegar uma suspensão do tipo invertida para a Sahara 300, assim foram mantidas bengalas telescópicas com 240 mm de curso.
Na traseira o modelo possui sistema monoamortecido Pro-Link, agora com ajustes de pré-carga. A moto passou por uma redução no ângulo de cáster da suspensão dianteira, além também de ficar com o entreixos levemente maior, chegando a 1.425 mm.
Freios e tanque
Sobre os freios, apenas o cáliper traseiro foi mantido, mas os discos, de 256 mm (dianteira) e de 220 mm (traseira), são novos. O modelo também conta com sistema de ABS nas duas rodas. O tanque mantém a mesma medida, de 13,8 litros, mas foi também reformulado.
Tecnologia
Como avanço Sahara 300 traz embreagem assistida e deslizante. São sistemas relacionados às trocas de marchas, com o dispositivo assistido deixando a acionamento do manete de embreagem mais levinho, enquanto o segundo evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas de marchas.
A XRE 300 Sahara traz no pacote entrada USB-C, logo no guidão, além de novo painel 100% digital. O conjunto óptico é FULL LED, ou seja, farol, lanternas e piscas são de LED. A moto também traz para a baixa cilindrada o sistema ESS (Emergency Stop Signal).
Versões da sahara 300
O modelo é oferecido em três versões: Standard (cinza), Rally (vermelho) e Adventure (bege/areia). Todas trazem exatamente a mesma base mecânica, mas a Adventure é a topo de linha porque vem equipada com acessórios de série. Os itens incluem protetor de motor, protetores laterais e bolha dianteira.
Estes equipamentos foram especialmente desenvolvidos pela Honda para a nova Sahara 300, e também podem ser adquiridos para instalação nas outras versões.
Fonte: Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação / Créditos:
O Jornal Portuário está na Play Store.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: