Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Latam põe fim aos seus data centers no Brasil e no Chile | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Latam põe fim aos seus data centers no Brasil e no Chile

A companhia passa de uma infraestrutura física a uma arquitetura tecnológica 100% baseada na nuvem do Google

Enviado por: Redação | @jornalportuario
885 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

O grupo Latam concluiu o processo de migração tecnológica de seus quatro data centers no Brasil e no Chile, passando de uma infraestrutura física a uma arquitetura tecnológica 100% baseada na nuvem, tudo isso sem interromper as suas operações e gerando novas eficiências. A iniciativa, que teve início em 2021, contou com o Google Cloud como aliado estratégico, consolidando uma relação de longo prazo entre as empresas, iniciada em 2017.

Com a transformação, a Latam migrou para uma plataforma virtual que entrega escalabilidade, flexibilidade e eficiência de custos. Ao concentrar 95% de sua infraestrutura no Google Cloud, a Latam ganha agilidade para acessar e implementar novas soluções baseadas na nuvem. "Este processo foi fundamental para os objetivos de modernização e transformação digital da Latam. O fato de estarmos operando 100% em ambiente de nuvem nos permite oferecer uma melhor resposta aos desafios atuais da companhia, além de nos tornar mais competitivos e eficientes para os nossos clientes", afirma Juliana Rios, Chief Information Officer (CIO) da Latam Airlines Group.

O Google Cloud trabalhou com seus times e conhecimentos para auxiliar no processo de migração, e também para explorar novas possibilidades de uso de tecnologia em suas operações. "Trabalhar lado a lado com os nossos clientes é o que nos motiva todos os dias", comenta Eduardo López, presidente do Google Cloud para América Latina. "No caso da Latam, um dos clientes com os quais mantemos uma relação de tanto tempo, é um grande orgulho acompanhá-los em um momento tão importante como a migração total para a nuvem, estabelecendo uma referência para o restante da indústria".

Migração para a nuvem e diminuição do impacto ambiental

Assim que migrou para a nuvem do Google, a Latam deixou de emitir 3,4 mil toneladas de dióxido de carbono de sua infraestrutura de TI.

A relação entre esta redução no impacto ambiental e a migração para a nuvem reside no constante esforço do Google Cloud para se manter como a nuvem mais verde do mercado. Em 2017, o Google se tornou a primeira grande empresa a equiparar seu uso de energia com energia 100% renovável - um marco alcançado todos os anos desde então.

Além de sua eficiência energética, desde a perspectiva de reciclagem, a Latam também trabalhou para reduzir o impacto da desativação de seus data centers, ao trabalhar com as empresas Recycler e Recycla na segmentação dos elementos descartados nos data centers do Brasil e do Chile, respectivamente. No total, mais de 80 toneladas de materiais foram classificadas para lhes dar uma nova vida ou para o seu posterior manejo até o destino final e que se traduzem, com base no que foi relatado por tais organizações, numa redução de mais de 13 mil toneladas de CO2.

A Latam e sua estratégia para ser uma companhia aérea digital

Depois de concretizar uma aliança de longo prazo com o Google Cloud no ano de 2017, o grupo Latam propôs como objetivo ser líder na adoção de tecnologias de vanguarda para acompanhar seu crescimento. Hoje, ser a única empresa que opera 100% na nuvem do Google é um marco significativo para atingir esta meta.

Estar na nuvem traz inúmeros benefícios, como maior flexibilidade e escalabilidade, que permitem a rápida adaptação às demandas do mercado e da própria tecnologia. Ainda, graças aos serviços avançados do Google Cloud, como computação sem servidor (serverless) e análises de dados, a Latam acelerou a inovação e melhorou a eficiência dos seus processos internos.

Adicionalmente, e como parte da sua visão de transformar a experiência de clientes e colaboradores, o grupo avança na digitalização de vários processos do negócio, incluindo a incursão em soluções mobile, aplicações inteligentes e análise de dados em tempo real.

"Estar operando 100% no Google Cloud nos permite oferecer uma resposta melhor aos desafios atuais da companhia, além de nos tornar mais competitivos e eficientes para os nossos clientes", acrescenta o CIO Juliana Rios.

Fonte: Clipping | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário