O futuro Terminal de Passageiros do Aeroporto Metropolitano do Guarujá terá 483,5 metros quadrados e será construído com contêineres cedidos à Prefeitura pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A empresa é vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos e parte desses cofres de ferro já está na Cidade.
A adaptação dessas estruturas para recepção de passageiros e acompanhantes deve custar cerca de R$ 4 milhões, conforme projeto elaborado pela própria Infraero. Os detalhes da obra estão sob análise da Secretara Nacional de Aviação Civil (SAC), também ligada ao Ministério de Portos e Aeroportos. O futuro terminal terá, portanto, capacidade para receber até mil pessoas simultaneamente.
Usados, os contêineres precisarão passar por um restauro e a construção será modular. E essa técnica construtiva facilita eventuais ampliações futuras. O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Adilson de Jesus, ainda não sabe se todos os contêineres cedidos pela Infraero serão aproveitados nem se será necessário obter outros cofres de ferro para completar a obra. Mas, Jesus é só otimismo: "Os contêineres não têm custo para o Município".
O secretário acredita que a obra do terminal será "muito rápida", com o espaço já disponível para receber passageiros e acompanhantes no próximo verão. Os reparos no asfalto e a sinalização da pista de pouso e decolagem devem estar prontos até agosto, assim com a área de taxiamento de aeronaves e a implantação de cercas para isolar a fauna silvestre dos locais de operação das aeronaves.
MINUTA DO EDITAL.
A minuta do edital para construção do futuro Terminal de Passageiros do Aeroporto Metropolitano já está pronta. A expectativa da Prefeitura é que o orçamento das obras seja aprovado até o final deste mês pela Secretaria Nacional da Aviação Civil.
Obras no Aeroporto de Guarujá já podem iniciar nas próximas semanas
O estudo foi elaborado pela Infraero e entregue à SAC na última quinta-feira, em Brasília, pelo secretário de Obras e Infraestrutura. "Em junho conheceremos a empresa vencedora da licitação. Aí, é assinar o contrato e começar a obra", resume Jesus.
TORRE DE CONTROLE.
Porém, um item essencial para a segurança de pousos e decolagens é a adequação da torre de controle, que hoje está dimensionada apenas para os voos da Força Aérea Brasileira. Com o previsível aumento no movimento de aeronaves a partir da inauguração do aeroporto civil, será necessário rever procedimentos e itens de segurança.
Hoje, a pista com 1.390 metros de extensão opera basicamente voos visuais, ou seja, sem o apoio de instrumentos que facilitam a aproximação das aeronaves em dias com condições meteorológicas desfavoráveis. É assim especialmente no inverno, quando a região tem mais propensão a nevoeiros, que podem ser fatais, especialmente nas operações de pouso.
Prefeitura de Guarujá diz que obra do Aeroporto já 'está 15% pronta'
Questionado a respeito dessa limitação estrutural, o secretário acredita que a empresa que assumirá a responsabilidade operacional do futuro Aeroporto Metropolitano fará as adequações necessárias: "A Infraero ou outra empresa que assumir a parte operacional não vai liberar os voos sem a necessária segurança". Nilson Regalado
Fonte: Diário do Litoral Clipping | Foto: Divulgação / Créditos:
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