Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Navio abandonado há mais de três anos no Porto de Santos segue com futuro incerto | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Navio abandonado há mais de três anos no Porto de Santos segue com futuro incerto

Embarcação está na Margem Esquerda do cais

Enviado por: Redação | @jornalportuario
678 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

O futuro do navio Srakane, de bandeira do Panamá, continua indefinido. A embarcação, presente desde outubro de 2020 na Baixada Santista, está atracada nas adjacências do estaleiro Wilson Sons, na Margem Esquerda do Canal do Porto de Santos, em Guarujá, em um terreno originalmente de propriedade da Cooperativa Mista de Pesca Nipo Brasileira.

Segundo a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), encontram-se em andamento tratativas entre a proprietária do navio, a Vintage Trading SRO, empresa com sede na Eslováquia e representada legalmente no Brasil pelo escritório de advogados Varea & Dionísio, e a companhia Thurf Comercial, interessada na aquisição do casco.

Em razão disso, diz a CPSP, os representantes realizam ações de manutenção e vigilância da embarcação, a fim de justamente evitar maior degradação das condições do casco. Porém, A Tribuna chegou bem perto do navio, por mar, e viu uma embarcação em péssimo estado, degradada e tombada.

A Marinha garante que todos os passos estão sendo acompanhados pelos órgãos oficiais

Em 2021, o Srakane apareceu com destaque na imprensa pelas dificuldades enfrentadas pelos tripulantes, que chegaram a ficar sem água, alimentos e combustível e conseguiram ser repatriados para seus locais de origem. Em maio de 2021, o navio tinha uma dívida, por conta dos salários atrasados dos tripulantes, que superava a marca de US$ 111 mil, o equivalente a R$ 602 mil, na cotação da época.

O retorno ao noticiário aconteceu no último dia 22 devido a um simulado de combate a incêndio em navio, feito pelo Corpo de Bombeiros e que durou duas horas e meia. Todas as autoridades competentes foram avisadas do exercício, segundo os bombeiros, e a atividade não alterou a rotina do Porto de Santos.

O fogo, no entanto, assustou muita gente, que achou ser uma ocorrência real. “Não há impedimento normativo emitido pela CPSP que proíba a realização de exercícios ou simulações a bordo de navios, cabendo a seus proprietários ou representantes legais a observância dos regulamentos afetos a cada tipo de atividade”, afirma a Capitania. Sem condições a embarcação não se encontra em condições de navegabilidade por questões estruturais e deficiências de maquinário, além de não possuir tripulação, atesta a CPSP. “Ressalta-se que desde sua chegada ao Porto de Santos, em 2020, o navio havia sido rebocado em virtude de um contrato de manutenção firmado com o estaleiro, visando sanar discrepâncias apontadas pela Marinha do Brasil, após ser submetido à inspeção pela Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião”, justifica.

Como nada foi resolvido, diante da inexistência de contrato vigente de manutenção, além da repatriação da tripulação, que configurou o abandono do navio, tem-se, no olhar da Capitania, “um navio fora de operação com graves problemas de estanqueidade e estabilidade, preocupando, assim, este agente da Autoridade Marítima e as demais autoridades do Porto de Santos, pelos riscos apresentados à segurança da navegação”.

A Reportagem procurou os representantes legais do Srakane no Brasil para falar sobre o navio, mas eles não foram encontrados. Contaminação? A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) também informou que não é de conhecimento dela a existência de qualquer tipo de carga a bordo. Já a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) respondeu que, atualmente, o navio se encontra adernado, ou seja, inclinado, com um dos lados submerso, o que impossibilita a realização de ações sanitárias e, portanto, o conhecimento sobre seu conteúdo. Pela mesma justificativa, o órgão também diz não ser possível estimar se há algum risco de contaminação.

 

Fonte: Jornal A Tribuna | Foto (Créditos): Alexsander Ferraz/ AT

Icone whatsapp

O canal do Jornal Portuário chegou no WHATSAPP!
Entre agora mesmo!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário