O estaleiro chinês Yangzijiang Shipbuilding (YZJ) entregou o navio porta-contêineres de propulsão convencional “Yellowstone” ao armador japonês Mitsui & Co. O novo navio de 3.600 TEU é o último de uma série de dez navios gêmeos de propulsão convencional que a Mitsui & Co (8 navios) e Nissen Kaiun (2 navios) fretam a Maersk sob contratos de fretamento de longo prazo, relata Alphaliner.
Os dez novos navios da Maersk são compactos, com comprimento de apenas 200,00 m e boca de 36,40 m (14 fileiras). Eles estão totalmente equipados com três guindastes montados na linha central. Além disso, eles são movidos por motores diesel da série MAN B&W 6G 70ME-C10.5. Este tipo de motor produz 16.980 kW para uma velocidade de serviço de até 20 nós. Enquanto isso, a eletricidade para contêineres refrigerados é fornecida por meio de 750 conexões.
Vale ressaltar que os novos navios da Maersk se adaptam às necessidades de transporte de cargas de frutas nas rotas regionais norte-sul das Américas. Foi notado que, em particular, o novo “Maersk Yellowstone” fará a sua primeira viagem da China para Tanjung Pelepas, na Malásia. Sua implantação adicional ainda não foi revelada.
Novas negociações
Com a série de dez navios concluída, acredita-se que a Maersk esteja em negociações avançadas para outra série de navios de tamanho semelhante, desta vez com propulsão dupla de metanol.
No final de 2023, foi relatado que a Maersk estava estudando amônia e metanol como opções de combustível e a companhia marítima então supostamente optou pelo metanol e fez pedidos ao estaleiro Guangzhou Wenchong do Grupo CSSC. No entanto, até agora não se sabe se isso se concretizou.
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