Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
A História de Vanessa Lima: Um Legado Familiar no Porto de Salvador | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

A História de Vanessa Lima: Um Legado Familiar no Porto de Salvador

O direito portuário pulsa além das páginas editoriais

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1486 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Minha história começou muito antes de meus pulmões inspirarem a primeira molécula de oxigênio, mas vou começar com o recorte que mais me agrada. É 1952. E nele tem meu avô, que era estivador no Porto de Salvador, tem cordas, tem navios, tem suor, tem alguns gritos, tem força bruta, tem cargas sendo içadas...

É como se, em meio àquele cenário caótico, algum fio se desentrelaçou e pulsou sobre o mar, sobre o ar, e como quem gostou de se molhar, em algum momento se enroscou em um útero onde eu estava a descansar (alguns chamam só de genética, eu gosto mais desse lado poético). 

Desse útero resolvi sair em 03 de outubro de 1990, às 08h50, e foi o sol da Bahia que me acolheu. Nascida e criada na Boa Terra, fui me apaixonando pelos livros, enquanto os lia embalada pela brisa da cidade litorânea na qual vivia. E entre leituras e escritas, aos 17 anos resolvi ingressar no curso de direito da UNIFACS, na cidade de Salvador.

 

O direito portuário pulsa além das páginas editoriais e pulsando com ele venho construindo minha história. Desde 2017, estou na liderança do jurídico do OGMOSA vivenciando, com honra e gratidão, o que anseio ser somente o prólogo de uma longa jornada com a área portuária, disse a líder jurídico do OGMOSA, Vanessa Lima - Siga-me no LinkeDin

 

 

 

 

E tal qual cantou Gilberto Gil: “É só balançar (é só balançar) / Que a corda me leva de volta pra ela”. Neste caso, foi só balançar que a corda me levou de volta pra ele, o porto. 

E assim, em 2012, lá fui eu, de algum modo, seguir os passos de meu avô. Foi quando adentrei pela primeira vez no Órgão Gestor de Mão de Obra do Trabalho Portuário de Salvador e Aratu (OGMOSA) para iniciar como estagiária do setor jurídico e, assim, passei a conhecer mais sobre a área portuária durante os dois anos em que ali permaneci nesse papel. Ali surgiu uma paixão construída no dia a dia da dificuldade de se compreender as singularidades das nomenclaturas que não estão nos livros didáticos. 


 

Foto: Divulgação / Créditos: Arquivo Pessoal.

 

Icone whatsapp

O canal do Jornal Portuário chegou no WHATSAPP!
Entre agora mesmo!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário