Advogada por convicção, propósito e aptidão, temperamento inquieto e sempre buscando novos desafios, já se vão 31 anos de profissão.
Os desafios nunca me impediram de trabalhar, nem mesmo quando precisei realizar uma defesa oral no CADE, em Brasília, e era a única jovem advogada em meio a colegas experientes e conhecidos.
O contato com o Porto de Santos se deu em 2005, quando a Inteligência Ambiental - empresa que fundei com Claudio Tosta - começou a atender empresas portuárias. Troquei o salto agulha pela bota de segurança pra trilhar um caminho pouco comum a mulheres: o direito ambiental consultivo.
O diferencial era justamente estar in loco para evidenciar o atendimento do regulatório. Por isso, comecei a realizar as auditorias de conformidade legal nos terminais e, desde então, já auditei dezenas, em portos espalhados pelo Brasil.
Conciliando o conhecimento jurídico à experiência do porto, passamos a oferecer serviços estratégicos para os terminais. Para estar sempre atualizada e criar soluções para os clientes, participei e estive à frente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/Santos.
Representei a OAB ante o CONDEMA e o Fundo Municipal do Meio Ambiente. Estive envolvida também na implementação do sistema de gestão de meio ambiente (ISO 14001), na Autoridade Portuária de Santos (antiga CODESP), e realizamos a primeira auditoria portuária, em 2015.
Ainda buscando abrir novas frentes, em 2018, credenciamos nossa empresa como uma das poucas escolas a capacitar profissionais para serem auditores ambientais portuários no país.
Em 2020, me afastei pra cuidar da saúde, mas estudei sobre regulamentações internacionais e demandas que impactariam as empresas no Brasil. Assim, compartilhei conhecimentos sobre proteção de dados, compliance e ESG nas mídias sociais.
Já em 2022, abri novos mercados em Portugal, onde tenho ficado metade do ano. Este ano, farei palestras em congressos internacionais, como o Congresso Internacional da ABA, na Itália, e o LUSOBRASIL.
Hoje, com quase 55 anos, olho para trás e tenho a certeza de que essa era a minha missão. Quando olho pra frente, vejo, no entanto, que ainda há muito o que fazer e pouco tempo pra executar...kkk Siga-me no LinkeDin
Foto: arquivo pessoal
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: