De repente, MULHER PORTUÁRIA | Jornal Portuário - Seu portal de Notícias sobre o setor portuáro, Tecnologia, Movimentação portuária, notícias sobre transportes, logística e infraestrutura portuária, Notícias sobre Portos, Notícias sobre Aeroportos, Marinha Mercante, Indústria Naval e Offshore, Acesse o Jusbrasil para Consulta Processual, Pesquisa de Jurisprudência, Doutrina, Modelos de Petições, Peças e mais com Busca Unificada, Jusbrasil, Jus, Consulta Processual, Consulta Processual Jusbrasil, Pesquisar processos, Pesquisar processos nos tribunais, Jurisprudência, Consulta de Jurisprudência, Doutrina Jurídica, Petições Jurídicas, Peças Processuais, Modelos de Petições, Legislação, Leis, Artigos, Decretos, Medidas Provisórias, Ementas, Diários Oficiais, DOU, Diário Oficial, Encontrar um advogado, Busca de Advogados, Diretório de Advogados, Artigos Jurídicos, Notícias Jurídicas, Artigos do Direito, Notícias sobre Direito, Precedentes, Assessoria Jurídica

De repente, MULHER PORTUÁRIA

por: Dani Pinheiro

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1612 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Amor ao Porto e a tudo que o envolve. Depois que alguém ingressa no sistema portuário e se dispõe a estudar algo, até então, desconhecido e invisível aos olhos, a carreira profissional se mistura com a paixão em desvendar os mistérios escondidos pelos muros que encobertam o lindo Porto de Salvador e sua relação com nossa imensa riqueza Amazonia Azul.

Recém-formada em Analista de Sistemas, em novembro de 2000, fui convidada a participar de uma seleção para o cargo de auxiliar administrativo numa empresa chamada OGMOSA (Órgão Gestor de Mão de Obra dos Portos de Salvador e Aratu). Nessa época, não existia qualquer acesso à pesquisa para entender melhor sobre o novo trabalho. Tão pouco imaginava o que acontecia por trás dos muros que cercava o porto de Salvador e os matos que cobriam o Porto de Aratu.

Ainda assim, nesse universo desconhecido, participei da seleção com mais 25 pessoas e o destino me fez ser selecionada. Em entrevista com o diretor executivo, fui apenas desafiada a avaliar o trabalho por 3 meses, para eu decidir ou não pela minha contratação. Como assim?

Aceitei a trabalhar no setor operacional de uma empresa que ainda enfrentava muita resistência da sua existência, por parte dos mil trabalhadores portuários avulsos, 100% homens. Encarar tudo isso, de fato, era temeroso, o medo tomava conta todos os dias e no meu primeiro chorar, os colegas disseram que eu tinha sido batizada. Menos de 3 meses fui contratada e me dediquei para aplicar os meus conhecimentos em tecnologia da informação, já que tudo ainda acontecia manualmente.

Mas, no interesse em desvendar os mistérios por trás dos muros, fui conhecer as operações, os navios, toda movimentação de carga e estudar o trabalho portuário, o que desenvolveu a paixão pelo Porto. E há de se convir que com a beleza da Baia de Todos os Santos como pano de fundo dos navios atracados, não havia melhor cenário. Ah, que desafio!

Um ambiente predominantemente masculino tanto na beira do cais quanto na empresa, enfrentando as comparações que me inferiorizava, assédios recorrentes e até mesmo acusações, fez com que me iludisse, com postura de me masculinizar no tom de voz e na vestimenta, na tentativa de ser ouvida e notada. Tão logo percebi, com o apoio de outras mulheres, que não adiantava esse comportamento e me fortaleci em trabalhar sendo quem eu era e sou, mesmo naquele ambiente.

E diante dessa paixão e dedicação de querer fazer a diferença como MULHER PORTUÁRIA, meu caminhar inicia como auxiliar administrativo em 2001 até o cargo de diretora executiva em 2023, com muito orgulho dessa trajetória. E engajada, crio juntamente com outras amigas mulheres portuárias de outros portos brasileiros, a MULHERES & PORTOS, acreditando que, com uma rede de apoio formado por mulheres portuárias podemos intensificar e reconhecer nossa participação no desenvolvimento portuário.

Sim, o MAR também é NOSSO e atracar no PORTO de conquistas, é possível!

 

Daniela Pinheiro

Analista de Sistemas, Diretora Executiva do OGMOSA, Coordenadora do Comitê Técnico de Responsabilidade Social e Ambiental da FENOP, Idealizadora e Diretora Financeira do Grupo Mulheres & Portos.

 

 

Foto: / Créditos: Arquivo pessoal LinkeDin

 

 

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Cleidson Santana, em 06/03/2024 04:47:03:

Que orgulho ter acompanhado, participado, apoiado, BOA parte desta trajetória!Daniela não se preparou semanas para uma entrevista de emprego, tão po


Rodrigo Mendonça, em 05/03/2024 12:00:44:

"Como gestora profissional com uma abordagem moderna na gestão de pessoas e vasto conhecimento em operações portuárias, Daniela Pinheiro tem demonstra


Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos-2
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex
Publicidade

Receba notícias no Grupo

Possibilidade de Análise Concorrencial em Outorgas Preocupa TUPs