Cheguei ao Porto em 11 de janeiro de 2016, quando assumi a gerência executiva do OGMO, no Porto do Itaqui. Foi o meu primeiro contato profissional com o porto.
Antes disso, havia feito uma visita técnica, como estudante, a uma empresa que atua na atividade portuária e guardava também algumas histórias contadas pelo meu avô paterno, que foi trabalhador portuário em uma época que não havia a gestão da mão de obra portuária avulsa.
Contratada pelo OGMO, atuei como gerente executiva por um curto tempo de 07 meses, quando recebi a proposta para assumir a posição de diretora, sendo a primeira mulher a ocupar esse cargo no OGMO Itaqui, até então gerido por homens.
E nesse contexto, é claro que os desafios por ser uma mulher foram maiores. Embora eu tenha sido avaliada como capaz e colocada na posição de liderança por um colegiado majoritariamente de homens, houve um momento em que o gênero foi colocado em questão. Tais pensamentos foram descontruídos à medida que os resultados na gestão iam sendo evidenciados.
Nós mulheres recebemos no porto uma herança forte do patriarcado, que durante muito tempo prevaleceu. Temos uma representatividade modesta e, consequentemente, a igualdade de oportunidades também. Há que se falar ainda da carência de tomada de consciência das organizações quanto às práticas de DEI - Diversidade, Equidade e Inclusão.
Com o olhar inquieto e direcionado para esse mar de oportunidades e desafios nasceu o Mulheres & Portos. Quando me juntei a essas mulheres fortes nesse projeto, sabia que nossa responsabilidade era grande e desafiadora, mas completamente em linha com o meu propósito de servir, direcionado para o desenvolvimento humano.
Parte desse inconformismo vem também das experiências na gestão de pessoas, que me mostram que são as competências e habilidades que determinam a posição que as pessoas ocupam e como crescem em suas carreiras.
E essa tem sido a minha voz! A voz que uso na construção da minha jornada e para apoiar e encorajar mulheres incríveis, que me inspiram e me encorajam todos os dias.
Ana Cláudia Barbosa, é Gerente Executiva no Porto de Itaqui. Siga-me no LinkeDin
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: