Ingressei na área portuária em 2003 e, atualmente, sou gerente executiva da Federação Nacional das Operações Portuárias (FENOP). Tenho uma sólida formação acadêmica. Sou graduada em Letras/Ciência da Educação e Pedagogia, com especialização em Administração Pública e Engenharia e Gestão Portuária.
Ao longo de minha carreira, destaquei-ne na atuação em prol da saúde e segurança no trabalhado portuário, bem como na promoção de relações equilibradas entre o capital e o trabalho. Minha expertise abrange diversas áreas, incluindo saúde pública, proteção pandêmica, gestão de projetos de meio ambiente, e, sobretudo, saúde e segurança no trabalhado portuário.
Sou reconhecida por minha contribuição significativa no desenvolvimento e execução de planos de capacitação, alinhados à Política Nacional de Capacitação do Setor Portuário. Minha habilidade em negociar e construir acordos internacionais para o setor portuário é testemunho de minha visão global e compromisso com a excelência.
Além de minha atuação prática, também sou autora de algumas publicações, como o livro "Saúde e Segurança do Trabalhador Portuário", uma obra que reflete meu conhecimento aprofundado e experiência consolidada na área. Meus artigos e palestras sobre o tema são fontes valiosas de informação, disseminando boas práticas e promovendo o debate em torno da importância da segurança tanto laboral quanto das operações nos ambientes portuários.
Identificando a crucial importância da participação feminina no setor portuário, em 2022, junto com outras quatro mulheres visionárias do setor, ajudei a dar vida ao Mulheres & Portos. Nesse contexto, assumi a posição de diretora institucional, lançando as bases para um movimento destinado a promover a igualdade de gênero e a excelência no universo portuário.
Maria Cristina Duarte é Gerente executiva da Federação Nacional das Operações Portuárias (FENOP).. Siga-me no LinkeDin
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: