Sou Simone Batista, mulher negra e assistente social há 23 anos. Esse mês completo 20 anos de porto. Portuária durante grande parte da minha vida profissional, sou também uma estudiosa da mente humana.
Atualmente trabalho no OGMOSA, onde tenho a oportunidade de coordenar o primeiro programa de promoção da saúde e qualidade de vida realizado em portos brasileiros, criado no ano de 2006, o Programa VemSer.
Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, além de futura terapeuta transpessoal, minha trajetória na área portuária sempre foi bastante desafiadora. Afinal, os temas de minha atuação profissional exigem dedicação em prol dos trabalhadores portuários avulsos, familiares, sindicatos e comunidade.
A busca incessante por meu desenvolvimento profissional agregada a paixão pelos temas ligados à área portuária, especialmente os relacionados à promoção da saúde, como atendimento em dependência química, ações para conquistar mais qualidade de vida, previdência social... Todos me permitiram evoluir e ser quem sou hoje.
Lembro que ao chegar ao OGMOSA, através de um currículo enviado por caixa postal - sim, eram outros tempos -, eu era uma menina cheia de sonhos, mas com muito medo de todas as novidades que estavam por vir, pois o porto em Salvador e Aratu é separado da cidade por muros. Era impossível saber que outro mundo havia ali.
Aprendi bastante, inclusive, com muito choro, medo e até intimidação por parte dos trabalhadores, e, assim, me tornei forte. Aliás, não tinha outro jeito. Eu precisava ter pulso e um certo domínio que vim a aprender na prática.
Olhando pra trás, hoje enxergo pouco do que fui, mas sou tão grata pelo que me tornei... Foi no porto, a propósito, que eu descobri que podia, que como mulher também dava pra ser ousada e me impor. Aí, o crescimento veio.
Sinto cada dia mais orgulho e me realizo não só através de minhas vitórias como as de outras tantas portuárias que vejo brilhando por esse Brasil afora. Aprendi a querer mais, a buscar mais e a realizar sempre da melhor maneira.
Que esse relato sirva de inspiração para as mulheres que estão chegando. Sou grata, grande, maravilhosa e muito especial, como todas nós somos.
Simone Batista, Assistente Social no OGMO/Paranaguá, Siga-me no LinkeDin
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: