Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Veleiro oceânico tripulado exclusivamente por mulheres faz parada no Brasil | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Veleiro oceânico tripulado exclusivamente por mulheres faz parada no Brasil

O The Maiden Factor viaja o mundo apoiando projetos com foco em Educação e Sustentabilidade

Enviado por: Redação | @jornalportuario
740 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

O Veleiro oceânico The Maiden Factor visitará o Brasil pela primeira vez entre esta terça-feira (2) e 10 de maio, e atracará no Iate Clube de Santos. A tripulação é composta por 11 mulheres de nacionalidades diferentes, e chega ao país após aproximadamente 21 dias e 3400 milhas náuticas percorridas, saindo da Cidade do Cabo, na África do Sul. O veleiro Maiden viaja o mundo promovendo a educação de meninas, que tem pouco ou nenhum acesso a recursos básicos, além da proteção dos oceanos. Sua chegada a Santos simboliza a sinergia com as causas do projeto, já que a cidade litorânea foi pioneira ao transformar cultura oceânica em política pública em 2021.

A vela oceânica possui 58 pés (cerca de 18 metros de comprimento) e cinco metros de boca. O mastro da embarcação é um dos pontos que mais chama a atenção, com cerca de 25 metros de altura.

Em 1989, sob o comando da ex-velejadora britânica Tracy Edwards MBE, foi formada a primeira equipe do Maiden Factor, composta inteiramente por mulheres. Na atual expedição, a tripulação zarpou de Dubai, atravessou o Canal de Suez e o Mediterrâneo, cruzou o Atlântico e chegou em Miami, em abril de 2021. O Maiden navegou ainda pela costa leste dos Estados Unidos com várias escalas, incluindo Nova York, Saint John, no Canadá, e Newport, antes de partirem para escalas nos Açores, em Portugal, Dakar, no Senegal, e Cidade do Cabo.

O projeto é patrocinado pelo Grupo DP World, que opera um complexo portuário multipropósito no Porto de Santos. Inclusive, o veleiro atraca prioritariamente nos portos onde a companhia possui operações. A empresa impulsiona o projeto a levantar fundos e apoiar comunidades em todo o mundo, permitindo que meninas tenham acesso à educação de qualidade. Os projetos apoiados têm como objetivo capacitar e apoiar garotas para que possam atingir seu potencial e criar um futuro melhor, destacando-se em diferentes oportunidades de carreira. O Maiden Factor coloca pauta um assunto relevante para ser discutido, especialmente considerando que a indústria náutica é historicamente dominada por homens.

"A vinda do veleiro ao Brasil reforça nosso compromisso com a inclusão e o desenvolvimento feminino no setor logístico e portuário. Este é um movimento que ocorre desde o início das operações da DP World em Santos, em 2013. De lá para cá, aumentamos em mais de 130% a participação de mulheres nas operações. Somos um dos terminais que mais as emprega no Porto de Santos, com mulheres atuando em todas as áreas da empresa", afirma Fábio Siccherino, diretor-presidente da DP World.

Outra importante causa defendida pela tripulação é o cuidado com o meio ambiente e a proteção dos oceanos. As tripulações náuticas podem desempenhar um papel fundamental no monitoramento dos oceanos e na coleta de dados sobre a saúde dos ecossistemas marinhos. A cultura oceânica é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O propósito do Maiden está alinhado às três áreas de foco da Estratégia Global de Sustentabilidade da DP World, 'Nosso Mundo, Nosso Futuro': Mulheres, Educação e Água. Estratégia essa que, por sua vez, é baseada nos ODS da ONU.

Fonte: Clipping | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário