Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
1956: O Nascimento da Conteinerização | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

1956: O Nascimento da Conteinerização

Um Marco na História da Logística

Enviado por: Luiz C Oliveira
2585 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Hoje, celebramos uma ocasião especial que marca um ponto crucial na história da logística: o nascimento da conteinerização. Há exatos 68 anos, em 26 de abril de 1956, Malcolm McLean embarcou os primeiros contêineres marítimo-terrestres a bordo do navio-tanque convertido IDEAL X, partindo de Newark, Nova Jersey, com destino a Houston, Texas.

Esse momento histórico não apenas revolucionou o transporte de mercadorias, mas também transformou a maneira como o mundo faz negócios. A introdução dos contêineres marcou o início de uma era de eficiência, segurança e sustentabilidade no transporte de cargas.

Antes da conteinerização, o carregamento e descarregamento de navios era uma tarefa demorada e muitas vezes perigosa. Os produtos eram manipulados individualmente, exigindo mão de obra extensa e aumentando o risco de danos às mercadorias. No entanto, com a introdução dos contêineres padronizados, o processo de carga e descarga tornou-se muito mais rápido, seguro e eficiente.

Hoje, grandes empresas como a Maersk movimentam milhões de contêineres todos os anos, operando uma frota de mais de 700 navios e atendendo a mais de 600 portos em mais de 100 países ao redor do mundo. A conteinerização não apenas simplificou o transporte de mercadorias, mas também possibilitou o comércio global em uma escala sem precedentes.

Portanto, neste dia especial, celebramos o legado de Malcolm McLean e o impacto duradouro que sua inovação teve no mundo da logística. A conteinerização continua a desempenhar um papel fundamental no comércio internacional, impulsionando o crescimento econômico e conectando mercados em todo o mundo. Que este marco na história da logística nos lembre da importância da inovação e do progresso na busca por soluções mais eficientes e sustentáveis para os desafios logísticos do século XXI.

 

* Com informação do Wikipêdia.

Foto: Divulgação / Créditos:

 

Icone whatsapp

O canal do Jornal Portuário chegou no WHATSAPP!
Entre agora mesmo!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Roberto Brandão, em 27/04/2024 13:55:10:

Inicialmente com a finalidade de enviar equipamentos para o exército dos EUA na Ásia, Malcom Mclean depois fundou a Sea-Land Service, que foi a pionei


Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário