Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
A Importante escolha do bordo na atracação de navios | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

A Importante escolha do bordo na atracação de navios

A operação de atracação de navios

Enviado por: Redação | @jornalportuario
2718 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Na complexa operação de atracação de navios, em terminal portuário, uma das decisões cruciais é a escolha do *bordo adequado. Este processo não é simples e envolve uma série de fatores que precisam ser cuidadosamente considerados para garantir uma operação segura e eficiente.

Esses fatores determinantes descidirão se você fez a escolha correto ou não, que pode gerar um grande custo. 

A escolha do bordo para atracação depende de uma variedade de fatores interligados. O nível da maré é um dos primeiros aspectos a serem analisados, pois influencia diretamente o calado do navio. Além disso, o volume dos tanques de lastro, de carga, a ser movimentado, seja descarga ou embarque, é um elemento-chave a ser considerado. 

A programação de operação também desempenha um papel importante, juntamente com o calado de chegada ou saída do navio. Outras variáveis, como as condições meteorológicas e as características do porto, também são levadas em conta nesse processo complexo.


Em muitos portos, existem restrições de planejamento, específicas relacionadas ao calado dos navios em relação ao "giro" na bacia de evolução. Por exemplo, em algumas bacias de evolução, os navios não podem realizar o "giro" desde que o calado seja inferior em metros da baixa maré. No entanto, qualquer navio com calado superior, seja na entrada ou na saída, enfrentará restrições no "giro". 

Portanto, o planejamento adequado desempenha um papel crucial não apenas na escolha do bordo, mas também na otimização do funcionamento do berço e na garantia de uma operação eficiente.

Mais quais são as consequências da escolha errada do bordo?

A escolha incorreta do bordo pode resultar em sérios problemas durante a atracação do navio. Desde dificuldades na manobra as quais sitamos acima, até danos à estrutura do berço de atracação, podendo também ocasionar acidentes graves, as consequências podem ser significativas. Portanto, é fundamental que os responsáveis pela operação considerem cuidadosamente todos os fatores relevantes e tomem decisões informadas para garantir uma atracação segura e eficaz.

Em suma, a escolha do bordo na atracação de navios é um processo complexo que exige atenção meticulosa a uma série de fatores interligados. Com um planejamento adequado e uma análise cuidadosa das condições operacionais, é possível garantir uma operação segura e eficiente, minimizando os riscos e maximizando a eficiência do porto.


O termo "calado do navio" se refere à distância vertical entre a linha d'água e a parte mais baixa do casco do navio, como a quilha ou a parte inferior do casco. Na próxima vez, evite mencionar especificamente calado, como sendo: Qual o caldo desse porto ou do berço?

Uma maneira fácil de lembrar é associar "bomba" com "bombordo", ambos começam com a letra "b", assim como "esquerdo". E "boreste" é o lado que sobra, que é o lado direito.

  • Bombordo é o lado esquerdo do navio;
  • Boreste é o lado direito do navio.

 

 

  Luiz C de Oliveira é jornalista portuário, escritor e apaixonado pelo setor, com vasta experiência em portos e logística. Ele ainda atual no setor portuário com mais de 20 anos de experiência, é idealizador do site Jornal Portuário, que está entre os principais meios de comunicação e um dos mais importantes portais de notícias do setor portuário no Brasil, com mais de 10 de história. (MTB:87682/SP)

Autor do livro "Ship Planner Planejamento Operacional V1", lançado em 2014 sendo a 1° obra brasileira em referência ao planejamento e embarque de containers em navios cargueiros, que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento e aprimoramento do setor portuário do país.

 

Leia outros artigos do autor:

 

Luiz C de Oliveira - É jornalista portuário, escritor e apaixonado pelo setor, com vasta experiência em portos e logística. Ele é idealizador do site Jornal Portuário, que está entre os principais meios de comunicação e mais importantes portais de notícias do setor portuário no Brasil, com mais de 10 de história. (MTB:87682/SP)

Example of Siga-me

 

 

 

Autor do livro "Ship Planner Planejamento Operacional V1", a 1° obra em referência ao planejamento e embarque de containers em navios cargueiros, que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento e aprimoramento do setor portuário do país.

 

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos seus autores. Não representa exatamente a opinião do Jornal Portuário.

Acompanhe os últimos artigos escritos pelo colunista: 

Leia outros artigos do autor:

 

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário