Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Colisão do Full Container "DALI" | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Colisão do Full Container "DALI"

Como ficam os prejuízos?

Enviado por: Redação | @jornalportuario
2103 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

A primeira coisa que nos vem à monte em uma colisão de navios são os danos causados. Claro, a perda de vidas é o maior pesar, o que lamentavelmente ocorreu em Baltimore. Mas muitas vezes não há vítimas e as consequências são materiais, apenas.

Seja como for, os armadores de navios possuem suas seguradoras para esses sinistros, cada uma com sua função, apesar de a perda de uma vida ser sempre irreparável. Nesses casos, o P&I Club (Protecting & Indemnity) é acionado para proteção contra danos causados a terceiros, e a seguradora de Casco e Máquinas (Machinery & Hull) para danos causados ao navio.

Especificamente sobre danos a terceiros no caso em questão, o P&I do afretador do navio Dali é o Gard, e o Britannia o P&I dos armadores, e estarão atuando em nome de seus representados. O P&I que assumirá diretamente o caso, que ainda não temos informação se será do armador ou do afretador, terá que cuidar das seguintes questões e providências:

·        Operação e custos de retirada de destroços da ponte;
·        Remoção do navio do navio e seus custos – pode navegar ou será rebocado?
·        Reconstrução da ponte;
·        Indenizações às vítimas e outros afetados, incluindo, possivelmente, pain & suffering (dano moral);
·        Prejuízos causados pela paralização do canal (navios parados ou desviados para outros portos, paralisação de atividades operacionais e lucro cessante);
·        Etc.

Na opinião de especialistas em seguro marítimo consultados pela  TAP Consultoria, apesar de sair um pouco do conceito clássico de avaria grossa (ato deliberado do comandante, tal como sacrificar a carga ou parte dela para salvar a vida e a propriedade diante de um perigo real e iminente), o armador ou o operador do navio deverá possivelmente declarar avaria grossa, se já não o fez, e todos os custos acima entrarão nesse processo.

Siga-nos



A questão da paralisação do porto e lucro cessante é discutível, pois terão que ser apurados quantos navios definitivamente ficarão parados de fato, e quantos serão desviados para outros portos com suas cargas. Além disso, o montante do prejuízo e sua duração dependerá da Guarda Costeira, pois em casos de sinistros de tal gravidade há em geral inquéritos criminais, e a retirada imediata do navio e da ponte impediria o trabalho pericial para a apurar as causas e responsabilidades.

Os valores do sinistro ainda são incertos, mas de antemão pode-se dizer que serão extremamente altos. Porém, não deverão ultrapassar o sinistro mais caro da história recente, que foi do navio de passageiro Costa Concordia. De qualquer modo, deverão ficar dentro do valor coberto pelos clubes de seguro, em geral 3 Bilhões de Dólares, uma vez que nem mesmo o caso do Costa Concordia atingiu esse montante.

por: Roberto Brandão - Consultant na TAP CONSULTORIA

Siga-me no LinkeDin

Sobre a TAP Consultoria

A Tap Consultoria é uma empresa especializada em treinamento em transporte marítimo de carga e logística portuária. 

www.tapconsultoria.com.br

 

 

Fonte: TAP Consultotia  | Foto: Divulgação / Créditos: MV Dali 

 

Icone whatsapp

O canal do Jornal Portuário chegou no WHATSAPP!
Entre agora mesmo!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário