Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Desatando o nó do Port Community System (PCS) | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Desatando o nó do Port Community System (PCS)

O Espaço de tempo é curto para desenvolver melhores ideias, mas fica lançada o desafio

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1957 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Desde 2019 temos ouvido falar muito sobre o Port Community System (PCS), no meio da logística, portos e comércio exterior de modo geral. Porém, infelizmente, passados quase uma década, ainda não temos um PCS para chamarmos de nosso.

O conceito de Port Community System (PCS), se resume a uma plataforma de compartilhamento de dados, sobre a qual é desenvolvida soluções logísticas que tragam ganhos de produtividade para toda comunidade envolvida. Para este tipo de implementação a iniciativa deveria vir da própria comunidade e não de fora para dentro, ou de cima para baixo. Foi assim na maior parte que aconteceu nos portos europeus e mesmo se replicou no Brasil que segue um padrão semelhante até os dias atuais, que surgiram da própria comunidade, cito aqui o caso das soluções da ABTRA em Santos.

Como qualquer projeto audacioso o Port Community System (PCS), teve um bom começo, financiado pelo governo britânico entre o consórcio Palladium, Hamburg Port Consulting (HPC), Procomex e USP, que fizeram um trabalho de mapeamento e mobilização da comunidade que foi extremamente relevante, independente do PCS em sí não ter decolado.

O mapeamento trouxe à tona situações que já fora imediato endereçada pelos atores envolvidos, e serviu de base para análise do Serpro na incorporação do mesmo PSP ao Portal Único de Comércio Exterior e também para equipe que trabalhou no desenvolvimento do CCT Marítimo ou Aquaviário.

Porém, o objetivo principal da implementação de um PCS, não foi atingido até hoje. Há diversas teses sobre o porquê isso não ocorreu, mas o principal sem dúvida é de que a comunidade, apesar de ver os benefícios que poderiam advir de termos um PCS, não está disposta a pagar por isso.

Em paralelo ao desafiador PCS, vimos na esfera internacional, uma iniciativa que guarda algumas semelhanças com essa solução, que também vimos naufragar, refiro-me à empreitada da Maersk e IBM com a Tradelens. Havia dinheiro, havia vontade, “players” super importantes e com poder, mas a iniciativa fracassou.

Estou convencido de que no Brasil, somente através das Autoridades Portuárias poderemos implementar um PCS, e estas autoridades respondem para a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA). Em paralelo temos a Receita Federal do Brasil (RFB ), implementando um Portal Único de Comércio exterior. 

Já vimos, acima, que uma iniciativa que nasceu para o PCS acabou servindo para o Portal, as reuniões de mapeamento. 

O Portal Único já possui uma base de dados, aí incluído o Módulo Recintos, onde boa parte dos dados que um PCS precisa já estão ali.

Vejo como uma oportunidade, e chegamos ao título e subtítulo deste artigo, um convênio entre a RFB e SNPTA, para que está segunda tenha acesso aos dados do Portal e por consequência as Autoridades Portuárias também. 

Com acesso a está base, a AP local pode então partir para uma implementação e impor a complementação de outros dados por parte dos atores envolvidos e obviamente também disponibilizar de volta para a RFB estes dados adicionais, como, por exemplo: dados da reserva (Bookings), contêineres vazios, movimento nos depots, nas vias de acesso, agendamentos etc.

Com isto teríamos a plataforma com os dados para implementar soluções logísticas que podem até ser desenvolvidas pelo setor privado, startups etc ao mesmo tempo que a AP tem controle do processo.

O Espaço de tempo é curto para desenvolver melhores ideias, mas fica lançada o desafio.

 

 por: Paulo Prol Medeiros é Diretor da PPM Consultoria, no meio de logística, portos e comércio exterior de modo geral.

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário