Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Desbravando os Mares da Logística: A Profissão de Ship Planner | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Desbravando os Mares da Logística: A Profissão de Ship Planner

É importantíssimo uma estratégica eficiênciente

Enviado por: Luiz C Oliveira
1472 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Na vastidão dos oceanos, onde gigantes de aço cortam as águas em rotas internacionais, existe uma figura crucial nos bastidores da logística marítima: o Ship Planner, profissão, muitas vezes desconhecida do público em geral, que desempenha um papel vital na organização e eficiência do transporte de mercadorias via marítima. E é sobre ela que vamos falar nesse artigo de hoje. Boa leitura!

O Ship Planner, ou Planejador de Navios, é um profissional especializado em otimizar o carregamento e descarregamento de navios porta-contêineres. Sua principal responsabilidade é elaborar planos de estivagem, determinando como os contêineres serão dispostos no convés e abaixo do convés do navio. Este trabalho demanda um entendimento profundo da estrutura da embarcação, das características dos contêineres e das regulamentações internacionais de transporte de carga.

É importantíssimo uma estratégica eficiênciente, para que o planejador de navios, reduza os impactos nos custos operacionais, na segurança da navegação e na capacidade de transporte dos navios. Os Ship Planners desempenham um papel crucial na maximização do espaço disponível, garantindo que cada contêiner seja posicionado de forma a otimizar o equilíbrio do navio e minimizar os riscos durante a navegação, sempre seguindo o plano de carga informado pelo comandante do navio junto ao armador. Além disso, é muito importante considerar, alguns fatores, entre eles: o peso, a natureza da carga e as restrições de estabilidade do navio e não menos importante respeitar a escala do navio.

Para exercer essa prodissão é fundamente ter algumas habilidades, pois a profissão de Ship Planner exige uma combinação única de habilidades técnicas e analíticas. Os profissionais precisam compreender as especificidades das diferentes cargas, ter conhecimento avançado em geometria espacial para otimizar o espaço e estar atualizados sobre as regulamentações internacionais. Além disso, a capacidade de tomar decisões rápidas e precisas é fundamental, especialmente em situações de mudanças climáticas ou emergências durante a navegação.

Ao longo da última década tivemos uma evolução tecnológica considerável na profissão, principalmente com o avanço da tecnologia, softwares especializados em estiva estão se tornando ferramentas essenciais para os Ship Planners. Essas soluções auxiliam na criação de planos eficientes, considerando uma variedade de variáveis complexas. A integração de tecnologias como inteligência artificial e análise de dados está transformando a maneira como os Ship Planners desempenham suas funções, tornando o processo mais preciso e ágil.

A Perspectivas de carreira e formação, veem crescendo ao decorrer que novos terminais são apresentados, sempre com inovações tecnologias que agregam cada vez mais o dia-a-dia desses profissionais.

A profissão de Ship Planner oferece oportunidades de carreira em empresas de navegação, terminais portuárioss, empresas logísticas, armadores, agências reguladoras e empresas de tecnologia uma vez que os softwares especializados estão em constante atualização. Sendo crucial o auxílio e expertise desses profissionais. 

 

Quando falamos em formação, ela pode variar, indo desde cursos específicos em planejamento e logística marítima até graduações em engenharia naval. A experiência prática muitas vezes é o mais valioso, mas não despensa as demais, visto que a compreensão prática das operações em um porto é fundamental. Lembramos também que uma segunda língua é o diferencial para assumir essa profissão.

Posso resumir que os Ship Planners são os maestros invisíveis que harmonizam o balé complexo dos contêineres nos oceanos. Sua expertise contribui diretamente para a eficiência do transporte marítimo global, desempenhando um papel crucial em um setor vital para a economia mundial. 

Lembresse a primeira lição é "O último conteiner será o primeira a ser descarregado", essa é uma das regras.

 

 Luiz C de Oliveira é jornalista portuário, escritor e apaixonado pelo setor, com vasta experiência em portos e logística. Ele é idealizador do site Jornal Portuário, que está entre os principais meios de comunicação e mais importantes portais de notícias do setor portuário no Brasil, com mais de 10 de história. (MTB:87682/SP)

Autor do livro "Ship Planner Planejamento Operacional V1", a 1° obra em referência ao planejamento e embarque de containers em navios cargueiros, que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento e aprimoramento do setor portuário do país.

"Compreender a Economia Mundial é crucial para compreender a importância do setor marítimo e portuário. Existe um vasto universo a explorar nesta área.”

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário