Ao meu ver sim...
Problemas para devolução e retirada de vazios em Santa Catarina e Paranaguá seguem muito fortes..
O primeiro ponto, mais importante que vejo para a crise dos depots no sul do país, é a baixa reposição de equipamentos, que vem majoritariamente da China.
A China é o maior exportador de cargas para o Brasil. Só da China recebemos mais de 5 navios por semana, carregados de contêineres que serão usados pra abastecer os depots do país. Grande parte vindo para as regiões sul e sudeste. Pelo baixo volume de exportações de outros países para o Brasil, como Canadá e Reino Unidos por exemplo, não podemos ficar achando que os contêineres para a resposição nos depots virão de outros países.
O grosso vem da China mesmo. Até aí beleza, é aonde quero chegar = A China teve de Janeiro até final de Março simplesmente 9 blank sailings, ou sejam, 9 navios que foram retirados de circulação. São quase 70 mil cntrs que não vieram para o Brasil.
Vai faltar reposição de cntrs! Mesmo que seja para outras rotas que não seja China. A maior parte do nosso reposicionamento vêm de lá. Além disso, vemos na notícia abaixo, Santa Catarina e Paraná estão bombando nas exportações neste começo de ano. É muita demanda pelos vazios para a exportação, que estão vindo em menor número para o Brasil neste começo de ano. Já temos mais 2 blank sailings da China anunciados para Abril.
O problema deve persistir.. Canal do Panamá trabalhando com restrição de quase 50% do seu volume de travessia diário, e Canal de Suez sendo evitado devido aos ataques terroristas Houthi no Iêmen, também influencia. É mais tempo com navios parados no mar, dando uma volta enorme com mudança de rota, ou na fila aguardando a travessia de canal. Tudo influência!
Está tudo interligado... Aliás, inclusive esse GRI que vem vindo com aumento de frete para Importação China, a partir do dia 1° de Abril, também é impactado por tudo que comentei aí acima...
Foto: Divulgação/Prefeitura Rio do Sul/ND
Marcelo Machado - Como consultor logístico na CSS, ajudo você a conseguir as melhores opções de booking!
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos seus autores. Não representa exatamente a opinião do Jornal Portuário.
Acompanhe os últimos artigos escritos pelo colunista:
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: