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Força bruta em tempo de automação portuária

Esse universo portuário já não é mais restritamente masculino? por: Luiz Oliveira

Enviado por: Redação | @jornalportuario
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Nos últimos anos os portos vêm passando por um processo de transformação um tanto peculiar no que se diz respeito, ao manuseio da carga que antes era artesanal, onde a utilização da força física era requisitada em quase toda cadeia logística, não somente nos embarques e descarga de sacarias em nossos portos.

No Brasil este processo iniciou-se a partir da década de 1980 e vem ganhando notoriedade após a promulgação da Lei de Modernização dos Portos em 1993. Podemos afirmar que essa transformação foi a virada de chave, motivado pelo processo de industrialização que também em algum momento teve que se reinventar, gerando assim a introdução da carga unitizada.

Todo esse processo, que faz parte da cadeia logística, por consequência, chegaria na maneira de como essa carga deveria ser embarcada, e por fim chegamos a tão famoso processo que conhecemos até hoje, a conteinerização.

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A pergunta que faço a vocês leitores desse meu breve artigo é. Esse universo portuário já não é mais restritamente masculino? Entretanto, forço a vocês leitores a transcender uma visão de forma, ver a masculinidade como um fato não mais importante, que não mais determinam ser homem ou mulher uma posição de distinção profissional.

 

 

Luiz Claudio de Oliveira é jornalista portuário, com experiência profissional de mais de 15 anos no setor portuário. É também idealizador do site Jornal Portuário, fundado a mais de 10 anos, um dos portais de notícias do setor, com o maior número de visitas em todo o Brasil.

Autor do Livro: Ship Planner Planejamento Operacional V1

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