Ao explorar informações e dados logísticos, é comum nos depararmos com jargões e abreviações que descrevem o comportamento de um modal ao desembarcar em seu destino, seja para a chegada ou saída de navios.
No contexto portuário, onde o transporte de mercadorias frequentemente envolve mais de um país, a padronização das informações transmitidas entre os agentes marítimos, terminais e operadores portuarios é essencial para o bom funcionamento do comércio internacional.
Vamos desvendar os termos logísticos mais utilizados no transporte marítimo e seus significados:
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ETA (Estimated Time of Arrival): Representa a data e hora estimadas para a chegada do navio ao terminal portuário. Vale ressaltar que nem sempre o navio que atraca no porto está imediatamente pronto para movimentar as mercadorias; ele precisa estar atracado. O ETA é geralmente acordado previamente em contrato entre o dono da mercadoria transportada e o armador responsável pelo transporte marítimo.
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ETB (Estimated Time of Berthing): Indica a data e hora estimadas para a atracação do navio no terminal portuário, ou seja, quando ele está pronto para o carregamento ou descarregamento dos bens transportados. O ETB é fornecido pelo próprio terminal portuário e pode variar conforme a disponibilidade de docas livres para atracamento.
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ETC (Estimated Time of Completion): Refere-se à data e hora estimadas em que o carregamento ou descarregamento dos bens será finalizado.
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ETD (Estimated Time of Departure): Indica a data e hora estimadas para a partida do navio do terminal portuário. O ETD é normalmente acordado em contrato prévio entre o dono da mercadoria transportada e o armador.
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ETS (Estimated Time of Sailing): Sinônimo do ETD, mas específico para o transporte marítimo.
É importante observar que tanto o ETA quanto o ETS, acordados previamente em contrato entre o afretador (quem solicitou o serviço de transporte) e o armador (proprietário do transporte marítimo), são estimativas de datas e estão sujeitos a variações conforme a situação do porto onde o navio atracará. Não é incomum que o tempo necessário entre a chegada e a saída do navio do porto exceda a estimativa inicial. Para esses cenários, é aplicada uma multa indenizatória ao contratante, paga ao armador pelos dias excedentes em que o navio permaneceu nas instalações portuárias. Essa indenização é conhecida como demurrage.
Analisando os Jargões no Meio Logístico Portuário com um Exemplo Prático
Para compreender melhor os termos específicos no setor portuário, vamos explorar um exemplo concreto utilizando informações extraídas de uma planilha de Line-Up, a qual detalha a localização dos navios nos portos e as mercadorias transportadas.
Neste caso exemplar, a embarcação chegou ao porto no dia 17 de fevereiro. No dia 20 de fevereiro, o navio atracou nos terminais de carregamento, marcando o início do processo de carregamento das 100 mil toneladas de soja que serão exportadas. Finalmente, no dia 21 de fevereiro, a nave partiu do porto em direção ao seu destino final.
Este cenário prático ilustra como os jargões como ETA, ETB, ETC, ETD, e ETS são fundamentais para a compreensão e organização do fluxo logístico nos portos, garantindo uma movimentação eficiente das mercadorias ao redor do mundo.
Foto: Divulgação / Créditos:
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Cesar Mariano, em 04/02/2024 22:46:11:
Armador é a empresa proprietária, sócia ou afretadora do navio que por sua conta e risco, equipa, mantém e explora comercialmente a navio mercantil. O