Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
O Desafio de aprender e ensinar | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

O Desafio de aprender e ensinar

O Conhecimento dos fundamentos do transporte marítimo

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1726 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Quando entrei em navegação em 1976 tudo era muito desconhecido, e senti na pele o que é aprender fazendo, sem entender por que fazia. Me recordo dos tempos que comecei na Rodrimar-Eurobrás e corria pela Praça da República em Santos com vários conhecimentos marítimos originais e cheques em um folder de plástico, debaixo de chuva muitas vezes. Ia de prédio em prédio onde ficavam as agências e armadores como as extintas Moore-McCormack, Delta Lines, Rosaline, Expresso Mercantil, o Lloyd Brasileiro e outros para “liberar o b/l”, ato que consistia em pagar frete e taxas e obter um carimbo e assinatura no conhecimento original.

Não fazia ideia de que levava comigo um papel útil na mão de golpistas, um título que podia ser trocado por dinheiro em um banco, ou um documento de prova de propriedade que, se danificado ou extraviado, causa uma tremenda dor de cabeça e prejuízo para o dono da carga. Por sorte ou proteção divina, nunca perdi um, mas quando me lembro do que fazia aos olhos do que hoje sei, sinto arrepios...

Os tempos atuais são outros, claro, com menos documento físico circulando e mais eletrônico, e a tecnologia simplificou muitas etapas do processo. Mas nossa experiência nos últimos anos atuando como consultores em chartering e transporte marítimo, e também ministrando cursos na área, tem evidenciado cada vez mais o fato de que muitos jovens que entram no mercado de shipping, seja em armadores ou agentes de carga, ou agentes marítimos, empresas de chartering, trading companies, etc. ainda caminham no escuro, sem saber onde pisam. Lidam com contratos, negociações e executam operações sem ter ideia clara das responsabilidades envolvidas e dos riscos que estão correndo.

Aprendem – se é que isso é aprender no sentido pleno da palavra – fazendo, apenas executando uma tarefa sem entender por que a fazem, e sem muitas vezes ter tempo para questionar o que estão realizando. Vemos inclusive profissionais que estão em cargos de liderança que nunca leram um bill of lading ou um charter party. E aí, como alguns dizem, se lerem, não embarcam... Ou se seus jurídicos puserem os olhos em um b/l, desistem do negócio.

Onde está falha nisso? Nos profissionais ou nas empresas?

Creio que é uma combinação de ambos. As empresas deveriam buscar qualificar seus colaboradores para agir em seu nome, até mesmo para sua própria proteção. E os profissionais precisam sair do comodismo do “aprendi assim” e buscar uma postura mais inquieta, inconformada com a rotina, e estarem constantemente desejosos de entender o significado das coisas.

Precisamos evoluir tecnicamente para deixarmos de ser apenas “filiais executoras” que seguem instruções dos head offices europeus, sem ter a chance de entender e opinar, e desejarmos ter relevância como centro de excelência em transporte marítimo. Por que temos muitas vezes, salvo algumas exceções, o sentimento de vira-latas em relação aos europeus? Por que muitas mesas de afretamento de empresas brasileiras estão baseadas na Europa ou nos Estados Unidos, ou mesmo na Ásia? A resposta é justamente a falta de conhecimento e competência local, fruto de falta de investimento em conhecimento e formação de profissionais pelas empresas, e uma contínua postura passiva. Falta o entusiasmo pela carreira e o desejo pessoal de ser melhor e inverter essa lógica norte-sul – e, vejam bem, não estou aqui defendendo ideologias.

 

 

Roberto Brandão - Consultant na TAP Consultoria e Treinamentos em Logística Ltda.

Siga-me no LinkeDin

 

 

 

 

 

Sobre a TAP CONSULTORIA

Para nós da TAP CONSULTORIA é um prazer compensador ver que estamos despertando o interesse dos novos profissionais de shipping para a necessidade da capacitação para essa atividade tão especializada. E estamos cada dia expandido nossas próprias fronteiras de conhecimento para apresentar continuadamente uma opção sólida, consistente e confiável de formação técnica em afretamento e transporte marítimo no Brasil, que pode, sim, ser uma alternativa aos cursos europeus oferecidos nessa área.

E sempre instigamos nossos alunos e clientes a questionar, aprender, fazer diferente, e não apenas agir passivamente diante de práticas perpetuadas pelo sentimento de incapacidade e pela passividade. 

Talvez nosso esforço venha contribuir para uma mudança nesse status quo. É nossa esperança.

 

Saiba mais: https://tapconsultoria.com.br/

 

Imagem: Meramente ilustrativa

 

Icone whatsapp

O canal do Jornal Portuário chegou no WHATSAPP!
Entre agora mesmo!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário