Enquanto o mundo avança rapidamente rumo à eletrificação dos transportes, o Governo Federal enfrenta um dilema crucial. Em meio à pressão global por veículos mais limpos e sustentáveis, o governo optou por liberar incentivos para a compra de carros a combustão em vez de promover a adoção de veículos elétricos. Isso pode tornar a frota de veículos brasileiros rapidamente obsoleta. É sobre esse assunto que vamos conversar nesse meu artigo. Boa leitura!
A decisão do governo de incentivar a compra de carros a combustão vai na contra mão à tendência mundial de redução das emissões de carbono e à transição para veículos elétricos. Enquanto outros países estão implementando políticas para acelerar a adoção de veículos elétricos e reduzir a dependência de combustíveis fósseis, o Brasil parece estar seguindo um caminho diferente.
Essa abordagem pode levar a população brasileira a investir em veículos movidos a combustíveis fósseis, que estão se tornando cada vez mais obsoletos em um mundo que busca soluções mais sustentáveis de mobilidade. Além disso, ao incentivar a compra de carros a combustão, o governo pode estar comprometendo os esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas.
Diante desse cenário, é fundamental que o governo brasileiro reavalie sua política de incentivos fiscais e direcione seus esforços para promover a eletrificação dos transportes. Investir em infraestrutura de recarga, oferecer incentivos para a compra de veículos elétricos e implementar políticas de incentivo à produção de energia limpa são medidas essenciais para garantir um futuro mais sustentável para o transporte no Brasil.
Em suma, a liberação de incentivos para a compra de carros a combustão pelo governo federal do Brasil representa um retrocesso na busca por uma mobilidade mais limpa e sustentável. É hora de o governo repensar sua abordagem e agir de forma decisiva para promover a eletrificação dos transportes e garantir um futuro melhor para as gerações futuras
Luiz C de Oliveira é jornalista portuário, escritor e apaixonado pelo setor, com vasta experiência em portos e logística. Ele é idealizador do site Jornal Portuário, que está entre os principais meios de comunicação e mais importantes portais de notícias do setor portuário no Brasil, com mais de 10 de história. (MTB:87682/SP)
Autor do livro "Ship Planner Planejamento Operacional V1", a 1° obra em referência ao planejamento e embarque de containers em navios cargueiros, que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento e aprimoramento do setor portuário do país.
"Compreender a Economia Mundial é crucial para compreender a importância do setor marítimo e portuário. Existe um vasto universo a explorar nesta área.”
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