Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
O melhor navio é aquele que a gente vê pela popa | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

O melhor navio é aquele que a gente vê pela popa

Glamour, mesmo, só em navio de passageiro

Enviado por: Redação | @jornalportuario
2287 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Antes de trabalhar em navegação, sentia-me fascinado por navios. Pensar em ir a bordo me remetia a viagens para lugares distantes, exóticos, cheios de mistérios e aventuras. Imaginava um capitão uniformizado, camisa branca e chapéu militar típico, vários galões no ombro marcando sua posição de autoridade.

Qual não foi minha decepção ao subir no primeiro navio e ver uma realidade diferente! Comandante grego, camisa suada semiaberta mostrando o peito, barba por fazer, sem nenhuma formalidade. Estava mais para pirata do que o glamour que eu imaginava. Havia alguns armadores cuja tripulação tinha realmente uniforme, mas não era a maioria. Glamour, mesmo, só em navio de passageiro.

Com o tempo, perdi aquele encanto de garoto e vi que marítimos são pessoas comuns desempenhando mais uma profissão. E mais: navio se tornou uma trivialidade para mim. As pessoas falavam “Uau, você é visitador de navios! Deve ser demais!”. Achavam que minha vida era chegar a bordo, fazer uma visita cordial ao comandante, perguntar sobre a família, jogar conversa fora, tudo regado com whiskey, vinho, vodka e “delicatéssens”.



Mal sabiam que o que a gente mais desejava era ver o navio pelas costas... Por que isso? Porque navio demorando no porto é sinal de problema.... Porque o objetivo tanto de armadores como afretadores, para os quais eu trabalhava, é fazer com que o navio chegue, opere e saia o mais rápido possível. Navio parado é como taxi no ponto ou Uber sem viagem. Não faz dinheiro. O que o motorista quer é fazer o máximo de viagens por dia, pois ganha por viagem.

Por isso, diferentemente de um afretamento em Time Charter, que é por período, no Voyage Charter há penalidades impostas pelo armador se o afretador não terminar as operações dentro do tempo permitido, o tal “laytime”. E se navio exceder esse tempo, entra em sobrestadia, o indesejável “Demurrage”. O fato é que, assim como Uber ou taxi, em Voyage Charter os armadores precisam fazer o máximo de viagens por ano, pois ganham por quantidade de carga carregada. Era uma briga de foice entre agentes na “reunião diária de atracação das Docas” para que seu navio chegasse e atracasse primeiro, saindo o mais rápido possível.

A verdade, então, é que cheguei a um ponto em que o que mais queria mesmo era ver o navio pelas costas!

 

 

por: Roberto Brandão | Consultor na TAP CONSULTING

Siga-me no LinkedIn

 

 



Quer saber mais sobre o Laytime e Demurrage? Inscreva-se em nosso próximo curso de 𝐋𝐚𝐲𝐭𝐢𝐦𝐞 𝐂𝐚𝐥𝐜𝐮𝐥𝐚𝐭𝐢𝐨𝐧 𝐞𝐦 𝐂𝐡𝐚𝐫𝐭𝐞𝐫𝐢𝐧𝐠!

Sobre a TAP Consultoria

A TAP é uma empresa especializada em treinamento de profissionais na área de transporte marítimo internacional, tendo em sua equipe, pessoal altamente qualificado e experiente nas áreas de shipping, chartering, bulk e breakbulk cargo, incluindo project cargo.

 

Acesse: https://www.tapconsultoria.com.br

 

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário